O norte-americano Justin Gatlin é uma das atrações confirmadas no Super Grand Prix de Lausanne programado para o próximo domingo (11/6), na Suíça. Recordista mundial dos 100m ao lado do jamaicano Asafa Powell, Gatlin defende um aproveitamento de 100% nesta temporada. Até o momento, o velocista disputou cinco provas e em todas foi campeão. Além das vitórias, Gatlin também tem se mantido sempre abaixo dos 10 segundos.
Número um do ranking mundial, ele é o atual campeão olímpico e mundial na distância pertencendo a um seleto quarteto que conseguiu deter os três principais resultados mundiais: campeão olímpico, mundial e recordista. Os outros são os norte-americanos Carl Lewis e Maurice Greene e o canadense Donovan Bailey.
Mas em Lausanne, Gatlin tem ainda um outro motivador. O velocista também tenta superar seu rendimento na competição no ano passado. Detentor do título olímpico, o norte-americano ficou apenas na terceira colocação da prova, superado pelo francês Ronald Pognon. E os dois vão se reencontrar na pista com Pognon defendendo seu título. No Mundial de Atletismo em Helsinque, o francês foi medalha de ouro no revezamento 4x100m.
A lista de duelos promissores conta ainda com o confronto entre o bicampeão mundial dos 110m com barreiras, o francês Ladji Doucouré, contra o campeão olímpico e co-recordista mundial da distância Liu Xiang, da China.