Menu
Brasil

Furg adia data de divulgação dos resultados do vestibular 2009 por causa de fraude no Enem

Arquivo Geral

01/10/2009 0h00

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) deverá prorrogar a data de divulgação dos resultados do vestibular 2009, inicialmente prevista para o dia 19 de janeiro, por causa do cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pró-reitora de Graduação, Cleuza Dias, a instituição vai aguardar o resultado do Enem que vale 50% da nota para o ingresso de candidatos na  Furg.


O Ministério da Educação (MEC) cancelou hoje (1º) a realização do Enem, marcado para o próximo fim de semana, por causa do vazamento do conteúdo da prova.


O Conselho Universitário (Consun) da Furg definiu que irá reavaliar e redefinir o peso do Enem no processo seletivo de 2010, baseado em um diagnóstico sobre os resultados locais e nacionais do processo seletivo. Quase metade do conselho já defendia que o Enem substituísse de forma integral o vestibular de 2010.


“O vazamento da prova não vai influir na credibilidade do Enem e nós vamos explicar isso aos alunos. Foi um fato lamentável, mas que não pode interferir na gestão do Ministério da Educação. É preciso lembrar que isso já aconteceu em outros concursos. É sempre um risco que se corre, mas a postura do ministro [da Educação] Fernando Haddad  foi inquestionável” avaliou Cleuza.


A Furg tem 8 mil alunos de graduação.


Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a diretoria deve se reunir no fim da tarde de hoje (1º) para avaliar a situação e definir se será necessário fazer um novo calendário para o processo seletivo. Na UFSC, o Enem vai compor 20% da nota do candidato. O vestibulando poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo.


As provas do Enem seriam aplicadas nos próximos dias 3 e 4 em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes. Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram no exame. A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado