Menu
Brasil

Funcionários dos Correios apresentam contraproposta para encerrar a greve

Arquivo Geral

17/07/2008 0h00

Os funcionários dos Correios, pharmacy em greve desde o início do mês, apresentaram hoje (17) uma contraproposta ao acordo sugerido pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rider de Brito, na última terça-feira (15).


Segundo o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), Manoel Cantoara, a categoria reivindica o pagamento de abono emergencial de 30% sobre o salário-base, de julho a setembro, para os carteiros.


Além disso, a  Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) se comprometeria a pagar a partir de outubro o piso salarial de R$ 260 e a descontar apenas metade dos dias parados. Os grevistas também pedem o pagamento imediato de auxílio-alimentação, vale-transporte e cesta básica proporcional aos dias parados.


Na audiência de terça-feira, Rider Brito havia apresentado aos trabalhadores dos Correios uma proposta cujo pronto principal era a criação de um plano de cargos e salários, elaborado com a participação dos servidores e com 30% de aumento sobre o salário proporcional ao período em que trabalham na rua.


Inicialmente, a categoria reivindicava o cumprimento do acordo que garante o adicional de risco de 30% para os carteiros, a negociação do plano de cargos, carreiras e salários e a revisão da participação nos lucros, que atualmente é distribuída de forma desigual.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado