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Brasil

Funcionários da BRA e juizado especial orientam passageiros em aeroporto do Rio

Arquivo Geral

07/11/2007 0h00

O cancelamento temporário de todos os vôos domésticos e internacionais fez crescer o movimento nos balcões de vendas de passagens da companhia aérea BRA no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, for sale segundo o supervisor da empresa no local, order Cláudio Henrique.

Ele informou que todos os passageiros estão sendo acomodados em vôos de outras companhias aéreas, help como Varig, TAM, Gol e OceanAir. E que apenas duas pessoas atendiam aos que buscavam cancelamento ou reembolso de passagens, entre 10 e 17 horas.

“As outras empresas estão nos ajudando nessas acomodações de passageiros. Até o momento não tivemos dificuldade. Alguns reclamam, mas eles não têm culpa do que está acontecendo e vamos fazer o possível para dar todo o apoio. Vamos esperar um pouquinho para ver se a empresa volta a operar”, afirmou Cláudio Henrique.

Depois de quase duas horas na fila, Sérgio Augusto Oliveira foi atendido. Ele tentava embarque por outra companhia com a passagem da BRA comprada para ir a Belém na sexta-feira.

“Estou voltando para a minha cidade, mas a transferência para vôo de outra companhia deve ser feita no dia do vôo. A fila é grande e as pessoas têm problemas diferentes. A situação dos funcionários também é delicada, eles estão aqui fazendo favor em atender as pessoas, sofrendo pressões. Vim porque não consegui atendimento telefônico, todos os números sempre ocupados”, contou Sérgio Augusto.

A juíza Isabela Lobão, do 20º Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no aeroporto, disse que cerca de 30 passageiros com vôos programados para hoje estiveram no posto em busca de orientações, mas até o momento ninguém entrou com processo judicial.

“Por enquanto algumas companhias estão aceitando endosso dos bilhetes emitidos pela BRA. O pedido de reembolso pode ser feito diretamente na empresa. Mas o passageiro em qualquer hipótese pode preferir a via judicial, através de uma ação. Não vai ser uma solução tão rápida e imediata para o problema, o prazo é de 45 a 60 dias”, ressaltou a juíza.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda a quem tenha vôo marcado que se dirija às lojas da BRA ou diretamente aos postos da agência, que funcionam 24 horas nos aeroportos.

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