O time do Franca/Mariner/Unimed derrotou o Joinville/Univille por 81 a 70 nesta quinta-feira, fora de casa, e encerrou a série melhor-de-cinco em 3 a 1, garantindo uma vaga no hexagonal final do Nacional Masculino. A vitória mantém o time na busca pelo título que não conquista desde 1999, quando também era treinado por Hélio Rubens. Além disso, a boa campanha no torneio vem depois da renovação da equipe, que enfrentou problemas financeiros e jejum de títulos nas últimas temporadas.
No jogo, disputado no ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville (SC), o time da casa começou arrasador, vencendo o primeiro quarto por 25 a 18. Já na segunda parte do primeiro tempo, o time de Franca reagiu e diminuiu a diferença, mas não conseguiu passar à frente no placar. No final do primeiro período, o Joinville vencia o Franca por 48 a 47.
Depois do intervalo, o Franca voltou melhor e conseguiu abrir vantagem sobre o adversário, fechando o terceiro quarto na frente: 65 a 55. No último período, o time do interior de São Paulo só teve que manter a distância construída para fechar o jogo em 81 a 70 e assegurar vaga nas semifinais da competição.
Na primeira partida entre as equipes, disputada no último dia 05, o Franca bateu o Joinville por 97 a 75, em casa. O time paulista chegou a ampliar a vantagem no segundo encontro, disputado no dia 07, ao derrotar os catarinenses por 114 a 110. Porém, o Joinville reagiu e conseguiu adiar a definição da vaga ao vencer, em casa, por 75 a 74.
Agora, as partidas da fase final do Nacional Masculino serão todas disputadas na cidade de Franca, que conquistou o direito de sediar as partidas por ter tido melhor resultado técnico na primeira fase dentre as cidades que se candidataram para receber a etapa (Franca, Rio Claro, Brasília e Torres).