Chances de ser campeão da Indy Car (IRL) nesta temporada o brasileiro Vitor Meira não tem, mas nem por isso seus desafios são menores para a disputa da última etapa do calendário, neste domingo, em Chicago. Quinto colocado na tabela, Meira tenta fechar o ano na mesma classificação geral e para isso precisa defender a posição contra o também brasileiro Tony Kanaan.
Meira soma 383 pontos, enquanto Kanaan apararece uma posição abaixo com 358. Para manter-se em quinto lugar no campeonato sem depender da combinação de resultados, precisar terminar a corrida também em quinto.
“O mais importante é marcar o ataque do Tony, sabemos que ele vai estar muito forte em Chicago”, explica Meira. “A única coisa que depende de mim é manter a posição no campeonato. Ganhar uma posição depende de mim e também depende da sorte, então não estamos muito preocupados com essa possibilidade”, completa.
Na ponta do lápis, Meira tem chance de fechar a competição até como terceiro. Para isso, precisaria vencer a corrida deste final de semana, liderar o maior número de voltas e ainda torcer para que Dan Wheldon e Scott Dixon, respectivamente terceiro e quarto colocados, fiquem nas duas últimas posições.
Ainda em busca de sua primeira vitória na categoria, Meira está otimista. “A gente sabe o que tem na mão, e é algo bom. Não sei se é o bastante para vencer a prova, mas nossa equipe também vem forte”.
Quanto à briga pelo título, o piloto da Panther prefere não se envolver. “Pode ser que, em um dado momento da corrida, a minha presença na pista tenha alguma influência nessa decisão, mas eu vou fazer o possível para esquecer essa situação. Vou fazer a minha corrida, para manter minha posição no campeonato, sem ajudar ninguém na briga pelo título. E, principalmente, sem atrapalhar ninguém”, avisa.
Prestes a disputar a última corrida do ano, Meira destaca a evolução da equipe durante a temporada. “Quem acompanhou o início de ano da Panther se surpreende ao ver que estamos prestes a terminar o campeonato em quinto lugar. Foi um trabalho de reestruturação que exigiu empenho máximo de todos. É claro que estamos fazendo o possível para conquistar a vitória, seria fantástico, vamos fazer o possível e um pouco do impossível para isso”.
Confira a programação da última etapa da IRL:
Sábado
Treinos livres, às 10h15 e às 12h45
Classificatório, às 19 horas
Domingo
Warm up, às 10h45
Corrida (200 voltas), às 14h30, com transmissão ao vivo pela Bandeirantes