Menu
Brasil

Fiocruz entrega 1,9 milhão de vacinas Astrazeneca

Agora, as doses passam por um processo de controle de qualidade para garantir que cheguem com segurança aos braços dos brasileiros

Evellyn Luchetta

04/03/2022 18h55

Foto: Johanna Geron/Reuters

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou, nesta sexta-feira, 04, uma nova remessa de doses da vacina contra a covid-19 ao Ministério da Saúde.

Desta vez, 1,9 milhão de doses da vacina produzida pela farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca irão somar às mais de 127 milhões de doses desse imunizante, que já foram distribuídas aos estados desde o começo da campanha de vacinação.

As vacinas deste lote são fabricadas com o chamado “vetor viral”, um vírus modificado para estimular o sistema imunológico humano na produção de anticorpos contra o coronavírus.

Esses imunizantes foram produzidas com ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado. O que significa que não é um lote da popularmente conhecida como ‘vacina brasileira’. A produção dessas vacinas é feita com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Agora, as doses passam por um processo de controle de qualidade para garantir que cheguem com segurança aos braços dos brasileiros.

Vacina nacional

O Governo Federal recebeu o primeiro lote da vacina Covid-19 produzida 100% em solo brasileiro em fevereiro. A produção foi concretizada graças a uma articulação do Brasil com o governo britânico para que a transferência de tecnologia entre a farmacêutica Astrazeneca e a Fiocruz fosse possível.

Desde o começo da campanha de vacinação contra a Covid-19, 465 milhões de doses de vacinas Covid-19 foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal. Dessas, 379 milhões já foram aplicadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado