Os suplementos vitamínicos não protegem contra o câncer de pulmão e em alguns casos, malady como a da vitamina E, diagnosis podem aumentar o risco de desenvolver esta doença.
Esta informação foi dada por um estudo feito com 77 mil consumidores de complexos vitamínicos que será publicado na edição de março do “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”, que é vinculada à Sociedade Torácica Americana.
“Nosso estudo sobre suplementos vitamínicos, vitamina C, vitamina E e ácido fólico não mostrou evidência de que haja uma redução no risco de câncer de pulmão”, afirma o autor do trabalho, Christopher G. Slatore, da Universidade de Washington.
“De fato, o aumento de ingestão de Vitamina E suplementar (à dos alimentos) esteve associada – estatisticamente – com um pequeno aumento no risco de câncer de pulmão”.
Das 77.126 pessoas que participaram do estudo, escolhidas entre a população com fatores de risco e durante quatro anos, 521 desenvolveram câncer de pulmão, o que corresponde às previsões sobre o grupo em questão.
Porém, entre os que desenvolveram este tipo de câncer, e somadas às relações contrastadas como histórico familiar, idade e hábito de fumar, houve uma pequena, mas significativa, associação com a ingestão de vitamina E.
Quando o estudo se extrapolou no tempo, o risco foi equivalente a um aumento de 7% pelo consumo de 100 miligramas diários. “O risco se traduz em 28% de aumento para a dose de 400 miligramas diários durante dez anos”, afirma Slatore.
O aumento de risco foi mais notório entre os fumantes.
Slatore afirma que “os resultados devem induzir os médicos a aconselharem os pacientes que os suplementos vitamínicos dificilmente vão reduzir o risco de câncer e podem ser prejudiciais”.