Cerca de 300 estudantes de todos os cursos ocupam há quase vinte e quatro horas a reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os alunos pedem, here entre outras coisas, a suspensão temporária do vestibular, a melhoria na infra-estrutura da universidade e o aumento do número de professores e técnicos administrativos contratados. A previsão do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Uerj é de que os alunos fiquem na reitoria até este domingo (14), dia de realização do vestibular.
Segundo o diretório acadêmico, foram feitas duas assembléias estudantis ontem (10). Nelas, os alunos aprovaram a ocupação da reitoria como o melhor instrumento para chamar a atenção da direção da universidade e do governo do estado.
A coordenadora-geral do DCE da Uerj, Fabiane Simão, diz que um dos pedidos da manifestação é a suspensão temporária do vestibular, porque a universidade não teria condições estruturais para receber mais alunos. “O intuito não é prejudicar nenhum estudante que queira prestar o vestibular. A nossa intenção é fazer com que a universidade não absorva mais alunos do que ela pode neste momento. Nós queremos que o governo do estado dê atenção à reestruturação da UERJ como um todo, porque nós já passamos por situações críticas, como incêndios, quedas de bloco, canos estourando em banheiros e até falta de carteiras”, afirmou ela.
A assessoria da Uerj afirma que o vestibular deste domingo (14) está garantido e que as outras reivindicações serão negociadas com o diretório acadêmico.
Segundo informações da assessoria, os professores da Uerj farão uma assembléia na próxima segunda-feira (15) para decidir se entram em greve ou não para exigir melhorias salariais.