Menu
Brasil

Enviado de Biden cobra ‘ações imediatas’ de Bolsonaro sobre o clima

O porta-voz do recado foi o enviado especial para o clima de Biden, John Kerry, que escreveu em seu Twitter uma mensagem marcando Bolsonaro

Redação Jornal de Brasília

16/04/2021 17h32

Marina Dias
Washington, EUA

O governo Joe Biden reconheceu publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (17) a importância do compromisso do presidente Jair Bolsonaro em acabar com o desmatamento ilegal até 2030 no Brasil, mas pediu “ações imediatas” e “engajamento com as populações indígenas e sociedade civil” para que a promessa possa gerar resultados que os americanos classificam como tangíveis.

O porta-voz do recado foi o enviado especial para o clima de Biden, John Kerry, que escreveu em seu Twitter uma mensagem marcando Bolsonaro.

“O novo compromisso do presidente Jair Bolsonaro de eliminar o desmatamento ilegal é importante. Esperamos ações imediatas e engajamento com as populações indígenas e sociedade civil para que seu anúncio possa gerar resultados tangíveis.”

Em carta enviada a Biden na quarta-feira (14), Bolsonaro se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal em território brasileiro até 2030 e ponderou que a meta “exigirá recursos vultosos e políticas públicas abrangentes.”

Até agora, integrantes do Departamento de Estado americano e funcionários da Casa Branca comentavam o conteúdo do texto apenas nos bastidores, celebrando a promessa, mas pressionado por resultados ainda neste ano e medidas concretas que mostrassem o caminho para atingir a meta.

Zerar o desmatamento até 2030 foi um compromisso feito pelo Brasil em 2015, no âmbito do Acordo de Paris, mas essa foi a primeira vez que Bolsonaro se comprometeu com o número, em promessa considerada de alto nível diplomático, feita diretamente a Biden.

Bolsonaro é um dos 40 líderes convidados pelo presidente americano para participar da cúpula do clima organizada por Washington nos dias 22 e 23 de abril. O presidente brasileiro deve falar na sessão de abertura, ao lado de EUA e China, dedicada aos países que são maiores emissores ou têm credenciais ambientais importantes.

Segundo auxiliares, o presidente brasileiro deve repetir as promessas que fez na carta a Biden, destacando, inclusive, sua disposição em trabalhar com o terceiro setor e indígenas, assim como pediu Kerry nesta sexta.

“Queremos ouvir as entidades do terceiro setor, indígenas, comunidades tradicionais e todos aqueles que estejam dispostos a contribuir para um debate construtivo e realmente comprometido com a solução dos problemas”, escreveu Bolsonaro na carta enviada à Casa Branca.

A política ambiental de Bolsonaro é considerada negligente por ambientalistas e coleciona recordes de desmatamento, queimadas e sucateamento de órgãos fiscalizadores. Em seus dois primeiros anos de mandato, o presidente brasileiro acusou governantes estrangeiros de questionarem a soberania brasileira sobre a Amazônia, atacou ONGs e criticou líderes indígenas.

A carta, portanto, foi considerada por autoridades americanas uma mudança de tom, mas a pressão de que é preciso ver resultados para além de promessas continua.

No mesmo dia da declaração de Kerry, senadores democratas enviaram uma carta a Biden pedindo que a Casa Branca só libere fundos ao Brasil para a ajudar na preservação da Amazônia se houver um compromisso sério do governo Bolsonaro com a redução do desmatamento e punição a crimes ambientais.

Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, Bolsonaro avalia anunciar, durante a cúpula da semana que vem, aumento da verba para o Ministério do Meio Ambiente, principalmente para as agências como Ibama e ICMBio, na tentativa de fazer essa sinalização de ações concretas que pedem os EUA.

O financiamento para a preservação da Amazônia se tornou um dos grandes pontos de tensão nas negociações entre EUA e Brasil na preparação para a cúpula do clima.

Desde o fim do mês passado, Casa Branca e Departamento de Estado pedem um plano ambicioso e real sobre mudanças climáticas por parte do Brasil, mas condicionam qualquer tipo de ajuda financeira a resultados concretos.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por sua vez, insiste na ideia de que o Brasil vai se comprometer com números apenas se receber dinheiro antecipado de países estrangeiros, o que desagrada aos americanos.

O ministro chegou a pedir US$ 1 bilhão até 2021 em reunião com autoridades dos EUA para ajudar na preservação da Amazônia e, como revelou a Folha de S.Paulo, mostrou uma imagem de um cachorro abanando o rabo em frente de frangos assados para ilustrar o que chamou de “expectativa de pagamento”.

Salles avalia que o Brasil também precisa receber recursos de compensação de preservações já feitas, como a redução de 7,8 bilhões de toneladas de carbono de 2006 a 2017.

Na carta a Biden, Bolsonaro escreve que alcançar a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030 “exigirá recursos vultosos e políticas públicas abrangentes”, mas auxiliares do presidente brasileiro dizem saber que essa ajuda virá “à medida em que concretizarmos compromissos assumidos.”

As informações são da Folhapress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado