Menu
Brasil

Emoção e choro marcam início da imunização de crianças em São Paulo

Para os pais que levaram os filhos para serem imunizados, isso representa um avanço diante de tantas internações

Redação Jornal de Brasília

18/01/2022 8h59

Foto: Agência Brasil

Toda vez que o Kelvin chora, a mãe, Alcimara, interrompe o que está fazendo para acudi-lo. Como ele não anda, não fala e sofre com graves problemas respiratórios, o menino de 7 anos chora para sinalizar que não está bem. Nesta segunda-feira, 17, porém, foi diferente: a dona de casa deixou o filho único chorar à vontade na UBS Jardim Aeroporto, zona sul de São Paulo. Depois que ele tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, a mãe até sorriu com o canto da boca e disse que estava realizando um sonho.

Esse paradoxo (mães quase alegres enquanto os filhos choram) e outro ainda (pais que choram no lugar dos filhos após a agulhada) foram cenas que se multiplicaram nos postos de saúde na capital paulista. A prefeitura iniciou ontem oficialmente a vacinação das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual). A imunização também está disponível para crianças indígenas aldeadas da mesma faixa etária.

No primeiro dia da campanha, pais e mães não encontraram grandes filas nos postos de saúde visitados pelo Estadão. Era só chegar, apresentar a documentação e tomar a vacina. Profissionais de saúde classificaram o movimento como “fraco”.

Na UBS Jardim Aeroporto, apenas três crianças haviam tomado a vacina até as 11h. O movimento foi semelhante na UBS Chácara Santo Antonio. Ali, a procura foi maior nas primeiras horas do dia: foram cinco crianças antes das 10h. Depois, só adultos. “Como esta primeira fase é voltada apenas para crianças com comorbidades, a procura é menor. Mas vai ficar lotado quando abrir para todo o mundo”, opina uma funcionária do posto.

Sonho realizado

Para os pais que levaram os filhos para serem imunizados, isso representa um avanço diante de tantas internações, idas e vindas ao médico e uma luta incansável para fugir do choro. Menos no dia da vacina. “Durante dois anos, sonhei com a vacina. Já foram sete internações, muitas consultas e exames e muito sacrifício para ele ficar bem. Agora, estou aliviada”, diz Alcimara, que mostra na mochila duas pastas cheias de exames e prontuários.

A imunização é uma preocupação a menos da dona de casa, que deixou o trabalho de empregada doméstica para cuidar o tempo todo do filho. Ela recebe um benefício de cerca de R$ 1.100 do INSS, mas o dinheiro é contado. Kelvin usa fraldas, toma mamadeira e precisa de cremes especiais para um problema de pele sensível. A cadeira de rodas foi dada pela prefeitura depois de um ano de espera. “Eu tomei as três doses, mas fiquei esperando a vez dele”, afirma a mãe do menino, que mora na zona sul.

Famílias que tiveram perdas causadas pela covid-19 percebem a vacina de uma maneira ainda mais especial. O analista de TI Philippe Assayag, de 37 anos, perdeu o sogro, José Carlos, e a mãe, Maria Cândida, durante a pandemia. Por isso, ele se sentia mais ansioso à medida que chegava a vez de cada pessoa da família – ele próprio, a mulher e a enteada Laís, de 13 anos. Ontem, foi a vez do enteado Daniel Freire, de 9, que tem uma grave dermatite. “Eu me vacinei pouco depois do que aconteceu. A expectativa era grande. Agora, percebo que a gente consegue controlar, mas a emoção ainda é grande.” O pequeno Daniel diz que a agulhada não doeu e que achou legal tomar a vacina.

Algumas crianças não têm pai e mãe para compartilhar esse momento. É o caso de Eloá Silva Oliveira, de 10 anos. Com paralisia cerebral, ela é uma das 186 crianças a receber tratamento integral no Hospital Cruz Verde, referência na área. Ela foi a primeira imunizada na campanha oficial da prefeitura. Não chorou e tentou até sorrir. Na falta da família, as enfermeiras trataram de ampará-la na hora da picada.

Na mesma situação, Bryan Miguel Costa, de 5 anos, gostou tanto dos aplausos, que devolveu na mesma moeda e aplaudiu a plateia de médicos e jornalistas.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado