Menu
Brasil

Embaixada dos EUA oferece curso de inglês para indígenas na região amazônica brasileira

O curso será oferecido de forma online, e tem como objetivo expandir o conhecimento dos participantes em causas ambientais

Camila Bairros

27/06/2022 12h09

Foto: Getty Images

Por meio do programa Acess, a Embaixada dos Estados Unidos abriu 140 vagas para que indígenas aprendam a lingua inglesa. O curso será oferecido de forma online, entre setembro de 2022 e junho de 2023, e tem como objetivo expandir o potencial de liderança e conhecimento dos participantes em causas ambientais.

A oportunidade é para indígenas que tenham entre 18 e 35 anos e morem nos estados da Amazônia Legal, que corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de parte do estado do Maranhão. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho, pelo site +Unidos.

O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO), e conta com a implementação do Grupo +Unidis e apoio estratégico da PPA – Plataforma Parceiros pela Amazônia.

Caso o total de vagas não seja preenchido, serão aceitas, em ordem de prioridade, inscrições de ativistas, acadêmicos e profissionais engajados em assuntos de sustentabilidade na região, bem como ribeirinhos, quilombolas e indígenas residentes em outras regiões do Brasil. Os interessados deverão ter nível básico de inglês para se candidatar.

Durante os encontros virtuais, os participantes vão vivenciar o idioma enquanto compartilham suas experiências e práticas em relação ao meio ambiente e questões da Amazônia, seus povos e culturas. “Com um melhor domínio do inglês, eles poderão advogar em causa própria e também por suas comunidades em um nível internacional, além de estar melhor preparados para oportunidades em que o idioma é pré-requisito”, ressaltou a diretora do Escritório Regional de Língua Inglesa Maria Snarski.

Segundo Daniel Grynberg, diretor Executivo do Grupo +Unidos, o objetivo do programa é fazer com que o idioma realmente impacte na vida de quem vive nos diferentes estados da Amazônia Legal, promovendo a inclusão social.

Sobre o programa Access

O programa Access é oferecido pelo Departamento de Estado dos EUA em mais de 86 países. No Brasil, já beneficiou mais de 3.000 participantes desde seu início em 2008. Access Amazon é mais uma iniciativa da parceria entre a Embaixada e Consulados dos EUA e o Grupo +Unidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado