Menu
Brasil

Em SP, hospital faz campanha para doação de medula óssea

Arquivo Geral

20/09/2010 15h32

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado no bairro do Paraíso, na zona sul de São Paulo, fará uma campanha para doação de medula óssea na próxima quinta-feira, das 7 horas às 19 horas. O voluntário deve ter de 18 a 55 anos, preencher um formulário com todos os dados pessoais, coletar 10 ml de sangue, ser saudável e não pode ser portador de doenças infecciosas ou incapacitantes.

A coleta de medula óssea pode ser feita por meio dos ossos da bacia ou da corrente sanguínea do doador com uma máquina. Porém, a mais comum é a retirada do material dos ossos da bacia. Este procedimento é realizado numa sala cirúrgica com anestesia, em que são feitas múltiplas punções nos ossos e aspirado 10% da medula.

A retirada não prejudica a saúde do doador, pois a medula se refaz em semanas. Mas, por questão de segurança, o doador fica hospitalizado por 24 horas. Em geral, sente apenas desconforto na região em que foram realizadas as punções por três dias e retoma as atividades em uma semana. Depois de seis meses, já pode doar novamente. Mais informações pelo telefone (11) 3549-1508.

Solange Spigliatti

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado