Apenas uma partida movimentou as quadras norte-americanas nesta segunda-feira. No jogo que colocou frente a frente duas franquias do Estado do Texas, o Dallas Mavericks aproveitou o fato de jogar em sua arena, o American Airlines Center, para superar o Houston Rockets por 107 x 98 e melhorar sua classificação na Divisão do Sudoeste da NBA.
O confronto entre Mavs e Rockets foi equilibrado desde o início, com as duas equipes se alternando na frente do placar com bastante freqüência. O Houston, porém, mostrou mais consistência no primeiro quarto de partida e ainda conseguiu ir para os vestiários no intervalo do confronto com a vitória parcial por 51 x 50.
Apoiado pela sua torcida, o Dallas acertou a mão no segundo tempo e melhorou o percentual nos arremessos de quadra. Depois de retomar o controle do placar no terceiro quarto, o time da casa aproveitou os 12 minutos finais para deslanchar no placar e abrir vantagem até o estouro do cronômetro.
Com três vitórias e uma derrota, os Mavs pularam para a terceira colocação da Divisão do Sudoeste, atrás apenas dos invictos San Antonio Spurs e New Orleans Hornets. Os Rockets, que até então estavam imbatíveis na temporada regular, despencou do segundo para o quarto lugar da tabela regional.
Apesar de o ala/pivô alemão Dirk Nowitzki ser o principal jogador dos Mavericks, o destaque da noite na equipe anfitriã foi o armador Jason Terry. Titular durante a última temporada, desta vez o jogador de 30 anos saiu do banco de reservas para marcar 31 pontos, apanhar quatro rebotes e distribuir cinco assistências durante a partida.
Outro que esteve bem no Dallas foi o ala/armador Josh Howard, que contribuiu com 21 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Nowitzki, por sua vez, teve uma atuação relativamente discreta perto dos números que apresentou em 2006/07, e nesta noite o alemão anotou 19 pontos, apanhou nove rebotes e deu cinco assistências. Já o pivô senegalês DeSagana Diop, com dez pontos e 13 rebotes, foi o único da franquia a conseguir um duplo-duplo.
O cestinha da partida, contudo, foi o armador Tracy McGrady, dos Rockets. Em mais uma atuação brilhante, T-Mac conferiu nada menos do que 35 pontos, deu oito assistências e ainda coletou três rebotes. Já o pivô chinês Yao Ming converteu 21 pontos e agarrou 11 rebotes. O ala/pivô argentino Luís Scola, no entanto, teve uma atuação apagada, com apenas dois pontos, duas assistências e dois tocos.
Além da vitória, o Dallas ganhou o direito de ‘descansar’ até quinta-feira, para o confronto fora de casa com o Golden State Warriors, seu algoz na primeira rodada dos playoffs da última temporada. O Houston, além de ter sofrido seu primeiro revés na temporada, entra em quadra já nesta terça-feira para encarar os também texanos dos Spurs, atuais campeões da Liga.