A exemplo do que acontecerá entre as mulheres, o torneio masculino da etapa de Fortaleza do Circuito Mundial de vôlei de praia também começará a ser disputado nesta terça-feira. O dia será reservado para as partidas do qualifying, para as quais o Brasil terá cinco duplas inscritas por conta da country-cota: Bruno/Benjamin, Rodrigo/Thiago, Bruno Schmidt/Billy, Pará/Jan e Roberto Lopes/Fábio Guerra.
A expectativa é de vitória dos brasileiros em casa, que deverão figurar entre os favoritos por contar com conjuntos como Márcio/Fábio Luiz, Pedro Solberg/Harley, Franco/Pedro Cunha e Ricardo/Emanuel. Atuando em casa, as duplas do país terão bastante apoio da torcida cearense para manter o domínio que demonstraram em 2007 no Circuito Mundial.
Das 16 etapas realizadas desde maio, nada menos do que 13 terminaram com títulos do Brasil. Ricardo e Emanuel garantiram o pentacampeonato antecipado da dupla com vitórias nas passagens por Portugal, França (Paris), Canadá, Áustria, Noruega (Kristiansand) e Polônia. Com os pontos conquistados, os campeões olímpicos já chegam a Fortaleza sem chances de serem alcançados pelos concorrentes ao caneco do Circuito Mundial.
Por outro lado, Márcio e Fábio Luiz vêm de vitórias na Itália e na Noruega (Stavanger), enquanto Pedro Solberg e Harley faturaram o ouro na Finlândia e na Rússia. Franco e Pedro Cunha subiram ao lugar mais alto do pódio apenas uma vez, na etapa francesa de Marselha.
Apenas três duplas estrangeiras conseguiram vencer no Circuito de 2007: Todd Rogers/Philip Dalhauser, dos EUA, que foram campeões no Mundial de julho, na cidade suíça de Gstaad; Richard Schuill/Reinder Nummerdor, da Holanda, ouro na etapa do Bahrein; e Kristjan Kais e Rivo Vesik, da Estônia, dupla campeã na Croácia.
De quebra, o Brasil ainda é amplo favorito histórico em casa. Desde que o país sediou pela primeira vez uma etapa do Circuito Mundial, em 87, as duplas brasileiras subiram ao pódio nada menos do que 85 vezes, sendo 50 vezes na chave masculina e 35 na feminina. Ao todo, foram 30 ouros, 25 pratas e 30 bronzes.