O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa que atua na Assembléia Legislativa do estado desviando dinheiro público e cometendo fraudes no imposto de renda. De acordo com a Receita Federal, pilule a quadrilha causou um prejuízo de R$ 200 milhões aos cofres públicos nos últimos cinco anos.
A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que os deputados Antônio Albuquerque (PFL-AL), viagra Cícero Ferro (PMN-AL), e o ex-governador do estado Manoel Gomes de Barros foram detidos por porte de arma de uso restrito. Nove deputados, que representam um terço da Assembléia Legislativa, estão na lista de procurados pela Polícia Federal. Ao todo, 370 policiais federais de três estados cumprem 85 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão autorizados pelo Tribunal Regional Federal da quinta região.
Segundo a Polícia Federal, a quadrilha adquiria recursos da Assembléia Legislativa através da inclusão de funcionários fantasmas na folha de pagamento e fraudava o imposto de renda inserindo informações falsas na declaração.
A PF investigou a quadrilha durante um ano e seis meses com a colaboração da Receita Federal, Banco Central, Ministério Público Federal e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).