Menu
Brasil

Deputados criticam Maia por defender ação contra emendas de relator, criadas na gestão dele

Deputado virou alvo de colegas por ter defendido a decisão de Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), contra emendas de relator

FolhaPress

13/11/2021 15h08

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

CAMILA MATTOSO

O deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) virou alvo de colegas na semana passada por ter defendido a decisão da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), contra emendas de relator.


Eles lembram que esse uso surgiu na gestão de Maia na Presidência da Casa, em 2019, quando o Congresso emplacou valor de R$ 30 bilhões das chamadas RP-9.


Após acordo com o governo, então pressionado, o relator manteve cerca de R$ 20 bilhões sob seu controle para 2020, o que se repetiu em 2021.


Mas há diferença. Maia viveu em atrito com Bolsonaro, o que dificultou o uso das RP-9 com o volume e intensidade que é realizado agora.


Maia afirma que a ideia da criação desse tipo de emenda foi de Cacá Leão (PP-BA) que, por coincidência, diz ele, é líder do PP hoje, partido de Arthur Lira (AL).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado