Técnicos da Defesa Civil Nacional estão em Palmas, no Tocantins, para reforçar o atendimento às famílias do setor Jardim Taquari, atingidas por um vendaval em 8 de janeiro. O evento afetou mais de 2.300 moradores, deixando 445 casas destelhadas e 12 residências com danos severos.
Uma comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), coordenada pelo coordenador-geral de Restabelecimento, Thiago Mônico, chegou ao município no início da semana. A equipe atua em integração com a Prefeitura de Palmas, realizando visitas em campo às áreas afetadas, reuniões técnicas com autoridades locais e uma palestra para profissionais da Defesa Civil municipal.
O objetivo é apoiar a elaboração de relatórios para captação de recursos federais destinados a ações de assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução de moradias. Entre as medidas em andamento, está o envio de cestas de alimentos, kits de limpeza e higiene pessoal.
O ministro Waldez Góes garantiu apoio total do Governo Federal. “A equipe está autorizada a solicitar tudo o que for necessário, seja força humanitária, equipamentos ou apoio logístico. O governo do presidente Lula trabalha de forma integrada, mobilizando todos os ministérios”, afirmou.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a importância do suporte técnico. “Esse apoio é muito importante para Palmas e representa responsabilidade social nas respostas diante do evento climático que atingiu mais de 570 famílias”, disse.
A missão da Defesa Civil Nacional foca em compreender a dinâmica do desastre, avaliar ações já executadas pelo município e identificar necessidades para um suporte célere e efetivo, colocando as pessoas no centro da resposta a desastres.
*Com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional