O Dallas Mavericks venceu o Phoenix Suns por 102 x 93 neste sábado à noite e conquistou o título da Conferência Oeste, garantindo presença na grande final da NBA 2005/06 pela primeira vez em sua história. A decisão será contra outro debutando, o Miami Heat. É a primeira vez desde 1971 que dois estreantes chegam à final.
Mesmo atuando fora de casa, os Mavericks se impuseram e fecharam a série melhor-de-sete em 4 x 2. O resultado vem com sabor de vingança para o time de Dallas, que havia sido eliminado pelo próprio Phoenix Suns na temporada passada.
O brasileiro Leandrinho, dos Suns, acabou excluído da partida por exagerar nas faltas individuais. Antes disso, marcou 14 pontos em 27 minutos, convertendo seis de seus 12 arremessos. O cestinha do time foi o francês Boris Diaw, com 30 pontos e oito rebotes. Mais uma vez, o alemão Dirk Nowitzki foi um dos destaque dos Mavericks com 24 pontos e 10 rebotes, ao lado de Josh Howard, com 20 pontos e 15 rebotes.
Nowitzki, que no quinto jogo da série disputado em Dallas chegou a um recorde em sua carreira ao marcar 50 pontos, anotou 16 de seus 24 pontos no segundo tempo, ajudando a equipe a ganhar o terceiro jogo seguido contra os Suns.