Um estudo divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), order  do Ministério da Educação, revela que o Brasil possui 219 cursos de mestrado e doutorado de boa qualidade, considerados de nível internacional. Dos 2.266 cursos avaliados, apenas 91 (4%) foram classificados como ruins e serão fechados.
A pesquisa revela que a qualidade dos cursos de pós-graduação no Brasil vêm melhorando durante os anos, e que as regiões Sul e Sudeste ainda concentram os melhores institutos de educação e centros de formação acadêmica do país, apesar dos investimentos do governo em outros estados e regiões.
O Sul e Sudeste concentram 72% do número de instituições com pós-graduação no país, e 92% dos centros que obtiveram nota máxima na pesquisa. São Paulo responde por 108 dos 219 centros de excelência em pós-graduação do país.
A avaliação, feita pela Capes, acontece a cada três anos e todos os cursos de mestrado e doutorado do país são analisados. As notas vão de um à sete.
Os cursos que recebem notas seis e sete são aqueles que oferecem mestrado e doutorado na área, considerados excelentes, e comparados com centros de ensino internacionais. Os que recebem nota cinco, quatro e três são considerados muito bons, bons e regulares, respectivamente, e oferecem em sua maioria apenas o curso de mestrado. Já os que recebem notas um e dois são qualificados como ruins e são fechados imediatamente.
Em comparação com o último estudo realizado em 2004, a qualidade de ensino e notas de 437 instituições subiram, enquanto 333 instituições tiveram queda na produção.
Dados do estudo revelam que 109 instituições atingiram a nota máxima e 91 atingiram nota mínima, e deverão ser descredenciadas.