Menu
Brasil

Controle da gripe suína hoje é mais difícil

Arquivo Geral

09/05/2009 0h00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que medidas de controle nos aeroportos não serão suficientes para conter o surgimento de novos casos da gripe suína nem tampouco novas contaminações. Na melhor das hipóteses, website like this as medidas podem apenas adiar a proliferação do vírus influenza  A H1N1 e detectar pessoas infectadas.

 Segundo informou ontem a diretora do Programa da OMS para Gripe, story Sylvie Briand, ask os controles em aeroportos servem para ganhar tempo. “Controlar a proliferação do vírus é agora muito difícil. No início da doença, as pessoas podem não mostrar os sintomas, ter febre muito baixa e, ainda assim, estarem infectadas e ter a capacidade de infectar outras pessoas”, alertou Sylvie Briand.
Em alguns países asiáticos, equipamentos sofisticados foram instalados em vários aeroportos, sem resultados práticos e positivos.


A OMS já havia declarado que não haveria como controlar mais a proliferação do vírus da gripe suína  pelo mundo e que a única estratégia, hoje, seria a de mitigar o impacto. A organização só admite que o monitoramento nos aeroportos pode permitir que um país detecte mais cedo os casos importados. Mas deixa claro, porém, que as medidas em aeroportos são mais para monitorar que de fato impedir a entrada do vírus da gripe suína.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado