Menu
Brasil

Consumo de álcool e sobrepeso aumentam risco de câncer

Arquivo Geral

31/10/2007 0h00

O excesso de álcool e o sobrepeso aumentam o risco de desenvolver câncer, malady segundo um relatório da organização World Cancer Research Fund. No texto, os especialistas advertem que há uma relação direta entre o alto consumo de álcool, o excesso de peso e a possibilidade de desenvolver a doença.

Os pesquisadores não fizeram uma nova análise sobre este vínculo, mas revisaram cerca de 500 mil estudos publicados sobre este assunto no mundo todo, dos quais selecionaram os 7 mil mais relevantes para chegar a suas conclusões.

O professor de saúde pública e epidemiologia do University College de Londres, Michael Marmot, que liderou o estudo, disse hoje que os especialistas ficaram surpresos com o forte vínculo entre o peso e o risco de desenvolver câncer. Esta análise envia “uma mensagem muito clara” à população, afirmou Marmot à rede “BBC”. “Primeiro, se for adulto, não ganhe peso. Segundo, se já tem excesso de peso, é possível que perder peso possa reduzir seu risco”, explicou.

“Sabíamos sobre a relação entre o sobrepeso e as doenças cardiovasculares e o diabetes. Acredita que a idéia de que esteja vinculado ao câncer é relativamente nova”, acrescentou. “Com a obesidade e o sobrepeso, é muito claro, e é um fenômeno escalonado. Quanto maior o excesso de peso, maior é o risco de sofrer de câncer”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado