Menu
Brasil

Conselho da Petrobras autoriza convocação de Assembleia Geral Extraordinária

A reunião extraordinária de acionistas será realizada antes da Assembleia Geral Ordinária (AGO) anual da companhia

Redação Jornal de Brasília

23/02/2021 19h37

Foto: Mauro Pimentel/AFP

A Petrobras divulgou fato relevante confirmando que seu conselho de administração aprovou, por maioria, a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar a destituição do atual presidente da estatal, Roberto Castello Branco, do board da companhia. A data será sugerida pelo presidente do conselho da estatal, Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Os conselheiros consignaram seu apoio à atual diretoria executiva e o zelo pela política de preços da estatal

Segundo o documento divulgado nesta terça na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a reunião extraordinária de acionistas será realizada antes da Assembleia Geral Ordinária (AGO) anual da companhia.

Efetivada a destituição de Castello Branco do cargo de membro do conselho, os demais sete conselheiros eleitos pelo sistema de voto múltiplo – todos os indicados pelo controlador e o advogado Leonardo Antonelli, por preferencialistas – são automaticamente destituídos. Na mesma AGE haverá, então, a eleição de oito membros do conselho e de seu presidente.

A convocação da AGE foi decidida em reunião do conselho de administração realizada nesta terça-feira em resposta a um ofício enviado na sexta-feira pelo Ministério de Minas e Energia Nele, o governo, controlador da estatal, indicava Joaquim Silva e Luna para substituir Castello Branco.

A indicação será submetida ao processo de análise de gestão e integridade da companhia e objeto de análise pelo Comitê de Pessoas.

Iniciada às 8h30, a reunião ainda segue em curso para deliberar outros assuntos, conforme apurou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado). Na quarta-feira, haverá novo encontro dos conselheiros.

No fato relevante, a Petrobras informa que o conselho de administração destacou seu apoio à diretoria executiva da empresa. Ainda presidente da estatal, Castello Branco participou da reunião desta terça.

Os conselheiros afirmam que o órgão “continuará a zelar com rigor pelos padrões de governança da Petrobras, inclusive no que diz respeito às políticas de preços de produtos da companhia. Os membros da Diretoria Executiva têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021 e contam com o apoio do Conselho.”

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado