Menu
Brasil

Congresso Consad debate inovações na gestão pública

Arquivo Geral

16/03/2015 9h03

Começam, nesta segunda-feira (16), as inscrições para o VIII Congresso Consad Gestão Pública. O principal encontro anual do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) será realizado entre os dias 26 e 28 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Para esta edição são esperadas mais de 2 mil pessoas – entre autoridades, políticos, gestores, estudantes e servidores públicos das esferas federal, estadual, municipal e distrital. Para a Presidente do Consad, Alice Viana, o evento promove “uma rica troca de conhecimentos entre os estados a fim de melhorar a gestão pública do Brasil”.

De acordo com a Secretária de Estado da Administração do Pará, a crise econômica e a conjuntura política vivenciadas pelo País refletem nas administrações públicas que, “precisam, mais do que nunca, praticar o princípio constitucional da eficiência”, disse. “Por isso, essas experiências apresentadas no Congresso sobre as diferentes práticas que estão sendo desenvolvidas nos dias de hoje são tão importantes”, completou. 

A programação contemplará 57 painéis com apresentação de 170 cases de sucesso, que foram selecionados pelo Comitê Científico do Congresso Consad. Os temas tratam de orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio; gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados, monitoramento e avaliação; novos formatos organizacionais; governança, participação e controle social; governo eletrônico e transparência. 

Alice Viana comentou que o Conselho tem a tradição de disponibilizar os projetos selecionados no portal Banco do Conhecimento, um acervo documental administrado pela própria entidade. Está previsto ainda o lançamento de livros com as experiências relatadas, além de lugar de destaque na revista Governança & Desenvolvimento. 

Qualidade do gasto

Especialista em soluções de melhoria de processos e serviços públicos, a Presidente do Institute on Governance Canada, Maryantonett Flumian, fará a conferência magna, que abre esta edição do evento. Ela também irá compor a mesa-redonda sobre as novas estratégias para a conquista da eficiência pública – debate que contará com a participação do especialista em modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Pedro Faria, e de gestores do Governo Federal. 

Haverá ainda um painel de encerramento com governadores de vários estados a fim de discutir possíveis soluções para a crise fiscal que assola os estados. “Enquanto gestores públicos, precisamos estar preparados para implementar alternativas que viabilizem, de fato, a prestação de serviços de melhor qualidade para a nossa sociedade”, defendeu Alice Viana. 

Na ocasião, o Consad e os Correios lançam o selo postal e o carimbo comemorativo em alusão aos 15 anos da entidade, celebrado este ano. Os itens personalizados terão distribuição nacional e tiragem limitada para obliteração de correspondências da instituição. 

Outras atividades

As atividades não ficarão restritas ao plenário e às salas do Centro de Convenções. Nos corredores, será grande a movimentação de pessoas atraídas pelos estantes de livros e dos patrocinadores de entidades públicas e privadas do Congresso Consad. Neste ano, o evento tem promoção e realizado do Consad e do Ministério do Planejamento, com apoio do GDF e do BID. 

SERVIÇO

Inscrição: 16 de março a 25 de maio

www.consad.org.br 

Mais informações: Consad (61) 3322-5520

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado