Começa nesta segunda-feira na cidade de São Paulo a 3ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, viagra que termina na próxima quinta-feira. Cerca de 115 trabalhos acadêmicos sobre temas relacionados à mudança climática serão expostos durante o evento, adiposity no qual cientistas, empresários, autoridades e representantes de ONGs de diferentes países da região debaterão os efeitos que tal mudança irá provocar na área e como atenuá-los.
O ponto de partida das discussões será o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), iniciativa que recebeu o Prêmio Nobel da Paz neste ano junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore e que terá alguns de seus membros presentes no evento.
A partir do relatório do IPCC, serão traçados mapas do que o aquecimento global pode provocar na América do Sul ainda neste século e serão analisadas as medidas, algumas já em andamento, que os países adotaram para tentar suavizar os impactos sociais, econômicos e ambientais da mudança climática.
A participação de diversos setores da sociedade, segundo um comunicado dos organizadores, procura “estabelecer sinergias e associações que permitam a formulação de políticas públicas e de soluções científicas, tecnológicas e comerciais sustentáveis para as possíveis mudanças climáticas”.
A conferência é organizada pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e pela Academia Brasileira de Ciências.
Paralelamente aos debates e às mesas-redondas, o encontro contará com uma exposição de caráter tecnológico na qual serão divulgados ações, produtos e serviços desenvolvidos por empresas, universidades e centros de pesquisa para diminuir os efeitos das mudanças climáticas.
Segundo a nota da organização, “a expectativa é de que a exposição promova uma troca de experiências entre a academia, o setor privado e o terceiro setor em projetos para o desenvolvimento sustentável”.
A exposição será aberta na noite deste domingo junto com a cerimônia oficial de abertura da conferência, que consistirá em uma exposição sobre os trabalhos do IPCC e a apresentação de um coral juvenil.
Cada um dos quatro dias de debates será dedicado a um assunto específico.
Na segunda-feira, as exposições terão como tema “A Ciência das Mudanças Globais”; na terça-feira, os assuntos são “Impactos, Vulnerabilidade e Adaptações”; na quarta-feira, serão discutidas formas de evitar as mudanças climáticas; e na quinta-feira, o debate será sobre o futuro do “regime climático global”.