Por meio de uma breve nota em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Basquete confirmou nesta segunda-feira o início do desenvolvimento das próximas edições dos Campeonatos Nacionais masculino e feminino da modalidade. A medida bate de frente com o anúncio feito na última semana pelos clubes paulistas, que deram início ao processo de formação de uma associação paralela de equipes.
O planejamento dos torneios da CBB será feito pelo departamento técnico da própria entidade e realizado em reunião em São Paulo, nos dias 15 e 16 de outubro. Além da Confederação, representantes das federações estaduais, dos clubes e das comissões executivas dos três lados estarão presentes.
O único clube de São Paulo com possibilidades de disputar a competição é a Ulbra/São Bernardo, que se inscreveu no prazo determinado. Conti/Assis, São José/Vinac, Paulistano/Dix Amico, Winner/Limeira, Pinheiros/Santo André, Unifeob/São João, Lupo/Araraquara e Unimed/Franca decidiram boicotar o torneio e, insatisfeitos, tentam a criação de um campeonato próprio.
De acordo com a assessoria da própria CBB, o nome dos prováveis 16 times que disputarão seu 19º Nacional masculino serão divulgados apenas na segunda-feira, após a definição da competição. O Nacional feminino, que terá sua décima edição, será decidido no dia seguinte.
As equipes femininas de São Paulo, porém, ainda não se manifestaram quanto à possibilidade de aderirem ao movimento dos clubes masculinos. Segundo a nota da CBB, o torneio delas referente a este ano deve ser disputado a partir de novembro, enquanto o deles de 2008 será iniciado em janeiro.