Menu
Brasil

Comunidades ribeirinhas recebem remédios

Serão oferecidos atendimentos de ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, fisioterapia e odontolodia

Camila Bairros

26/05/2023 11h13

Brasília (16/05/2023) – A base de controle instalada em 20 de fevereiro no rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami, foi alvo de novo atentado na madrugada desta segunda-feira (15/05). Foto: IBAMA/Divulgação

Começou nesta sexta (26) uma força-tarefa entre o Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira (FAB) para a entrega de medicamentos em comunidades ribeirinhas do Amazonas, do município de Barcelos e do distrito de Moura, que estão localizados ao longo do Rio Negro.

A estimativa é que 14 mil remédios, dentre eles anti-inflamatórios, antibióticos, anti-hipertensivos, contraceptivos e analgésicos, sejam entregues até o dia 4 de junho.

O Ministério da Saúde informou também que um hospital de campanha da FAB será montado em uma balsa para atendimentos. Os trabalhos vão começar pelo distrito de Moura, onde a embarcação permanece até domingo (23). Depois, ela segue para Barcelos, onde fica de 31 de maio a 4 de junho. A expectativa é de que sejam atendidas cerca de 450 pessoas todos os dias.

Durante todo o período, serão oferecidos atendimentos de ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, fisioterapia e odontolodia. Além disso, serão ofertados serviços nas áreas da psicologia e assistência social, e exames preventivos de colod e útero, laboratoriais e de imagem.

A população das comunidades poderá agendar o atendimento por meio das secretarias de saúde de cada região.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado