SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Defesa Civil emitiu pela primeira vez, na tarde desta sexta-feira (24), um alerta sobre a chuva que atinge a cidade de São Paulo por meio da nova tecnologia cell broadcast.
A notificação sonora que apareceu em telefones celulares por volta das 16h citava a chuva forte se espalhando pela capital com rajadas de vento e risco de alagamento, além de recomendar que as pessoas buscassem ou permanecessem em local seguro.
Segundo o órgão estadual, o “alerta foi enviado utilizando o sistema Defesa Civil Alerta, por meio da tecnologia CellBroadCast.”
A tecnologia foi adotada pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) após a chuva de fevereiro de 2023 na região de São Sebastião, que deixou 65 mortos no litoral norte do estado. São Paulo foi um dos primeiros estados a fazer testes com essa ferramenta.
Diferentemente de alertas por mensagem de texto -que enviam um SMS-, o que usa a tecnologia cell broadcast interrompe outras funções dos aparelhos -como reprodução de vídeos e uso de apps- e dispara um alarme sonoro e um vibratório para que chame a atenção do usuário.
Todo aparelho celular de determinada região conectado a uma antena de telefonia e recebendo sinal 4G ou 5G vai receber mensagens de alerta. A previsão é que sejam acionados aparelhos que estejam em área de risco independentemente de o usuário ter cadastrado seu número para receber alertas.
Segundo o governo do estado, a ferramenta entrou oficialmente em operação em dezembro do ano passado. A adoção do sistema foi determinada às operadoras de telefonia móvel pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em outubro de 2022.
CHUVA EM SÃO PAULO
A chuva que atinge a capital na tarde desta causou alagamento de vias, onde carros chegaram a ser arrastados, além de prejudicar voos e o funcionamento do metrô.
A avenida Sumaré, na altura do Allianz Parque, encheu de água, parecendo uma lagoa. Em Pinheiros, a rua dos Pinheiros também alagou, impedindo o tráfego na região. Na zona norte, parte do teto do shopping Center Norte desabou pelo excesso de água.
Os dados do CGE mostram ainda que janeiro acumulou até o momento 85,4 mm de chuva, o que corresponde a 33,2% dos 257,3 mm esperados para o mês.
COMO CONFIGURAR SEU CELULAR PARA RECEBER ALERTAS
SISTEMA IOS
O usuário deve fazer este caminho:
– Ajustes
– Notificações
Rolar a tela até o fim e ativar as seguintes opções:
– Alerta de teste
– Alerta de teste técnico
– Alerta severo
SISTEMA ANDROID
O usuário deve acessar as seguintes seções:
– Configurações
– Notificações
– Configurações avançadas
– Alerta de emergência sem fio
E ativar as seguintes opções:
– Alerta severo
– Alerta de teste
A opção alerta extremo fica permanentemente habilitada.