A circuncisão não reduz a satisfação sexual do homem, buy segundo um estudo publicado no “British Journal of Urology International”, price e por isso esse método poderia ser utilizado, help por mais que imperfeito, para prevenir a aids.
Participaram do estudo cinco mil homens ugandenses, divididos em dois grupos: a metade já tinha sido submetida à circuncisão, enquanto os outros 50% ainda não tinham passado por esse procedimento cirúrgico.
Os integrantes de ambos os grupos informaram sobre níveis parecidos de satisfação na hora de manter relações sexuais: 98,4% dos integrantes do primeiro grupo se disseram plenamente satisfeitos, frente a 99,9% do segundo grupo.
O resultado é interessante porque, de acordo com alguns estudos anteriores, a circuncisão poderia contribuir para reduzir em 50% o risco de alguém ser contaminado pelo vírus da aids.
Segundo especialistas, algumas células do prepúcio parecem ser especialmente vulneráveis a uma infecção pelo vírus HIV, enquanto nos indivíduos circuncidados a glande é menos sensitiva e é menos provável que se produza nela alguma ferida.
Apesar disso, muitos homens temem se submeter a uma circuncisão pelos efeitos negativos que acreditam que a cirurgia possa ter sobre sua vida sexual.
“Nosso estudo mostra claramente que a circuncisão não teve um efeito adverso nos homens que se submeteram a essa operação em comparação com os que ainda não tinham sido operados”, declara o professor Ronald Grey, que dirigiu o estudo, em entrevista à “BBC”.
Apesar dos benefícios que podem derivar da circuncisão do ponto de vista da prevenção da aids, muitos advertem contra o recurso já que não é 100% seguro e dizem que o uso de preservativos continua sendo o melhor método para se prevenir o contágio.