Menu
Brasil

Cinco espanhóis e um italiano são barrados em Salvador

Arquivo Geral

10/03/2008 0h00

As autoridades brasileiras negaram a entrada de um italiano e mais cinco espanhóis, sale além dos oito que foram enviados de volta à Espanha na semana passada, approved no que o Governo qualificou de “medidas de reciprocidade”. Os espanhóis e um italiano foram enviados de volta a seus países no sábado pelas autoridades do aeroporto de Salvador, porque não tinham passagem de volta, uma das exigências impostas pelo Brasil para os estrangeiros, confirmaram hoje à Agência Efe fontes da Polícia Federal.

Na semana passada, oito espanhóis que chegaram ao aeroporto de Salvador foram impedidos de entrar no país, depois de o Ministério das Relações Exteriores ter expressou à Espanha seu mal-estar devido à retenção de brasileiros tiveram no aeroporto de Barajas, em Madri.

O embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, disse que os brasileiros impedidos de entrar no país europeu nos últimos tempos não cumpriam os requisitos impostos pela União Européia (UE), e garantiu que não existe nenhuma discriminação nos aeroportos.

No entanto, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na sexta-feira passada seu interesse em discutir o assunto pessoalmente com o vencedor das eleições gerais na Espanha, no caso o chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

“A tensão eleitoral na Espanha pode ter instigado o tema. Essa eleição termina no domingo (ontem) e quero, na semana que vem, conversar com quem for eleito”, disse Lula.

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, negou neste fim de semana que o Brasil esteja realizando “represálias”, mas admitiu que há uma ordem para intensificar o controle nos aeroportos, em uma medida de reciprocidade.

Segundo o Governo brasileiro, quase 3 mil brasileiros não conseguiram entrar na Espanha em 2007, e cerca de 800 tiveram o mesmo destino este ano.

De acordo com o Executivo espanhol, essas pessoas não cumpriam com os requisitos estabelecidos no acordo de Schengen, que regulamenta a entrada de cidadãos de fora da União Européia nos países do bloco.

O Congresso brasileiro também expressou seu mal-estar em relação ao assunto, e anunciou que pretende chamar para conversar sobre o assunto o embaixador da Espanha no Brasil e algumas das pessoas que foram retidas no aeroporto de Barajas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado