Menu
Brasil

Cidade destruída duas vezes por enchentes no RS arrecada para vítimas de tornado no PR

Cidade gaúcha de 12 mil habitantes foi devastada duas vezes por enchentes históricas, em setembro de 2023 e maio de 2024, que destruíram dezenas de casas e deixaram 31 mortos

Redação Jornal de Brasília

10/11/2025 15h38

drone tornado parana

Foto: Reprodução

CARLOS VILLELA
FOLHAPRESS

O município de Roca Sales (RS), a cerca de 150 km de Porto Alegre, iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), arrasada por um tornado na sexta-feira (7).


Localizada no vale do rio Taquari, a cidade gaúcha de 12 mil habitantes foi devastada duas vezes por enchentes históricas, em setembro de 2023 e maio de 2024, que destruíram dezenas de casas e deixaram 31 mortos.


“Roca Sales também foi ajudada por muita gente desse Brasil, e agora chegou a hora da gente dar esse exemplo e ajudar nossos irmãos do Paraná”, disse o prefeito Jones Wunsch (PP).


A campanha foi anunciada no sábado (8) e teve início nesta segunda-feira (10), com a abertura de um ponto de coleta para roupas, água, alimentos, fraldas, produtos de higiene e utensílios de limpeza.


“Nós precisamos muito e vieram ajuda de muitos lugares. Hoje a gente não tem a capacidade de ajudar muito, mas a nossa parte a gente vai fazer”, disse Elian Zeni, coordenador do departamento de cultura e turismo da cidade e responsável por executar a ação com a Defesa Civil e o departamento de Esportes.

“Somos uma cidade que ainda está se reconstruindo, mas, à medida que a gente vai conseguindo, a gente está auxiliando.”


A campanha conta também com o apoio da prefeitura da cidade vizinha de Santa Tereza e do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves.

As doações serão recolhidas das 8h às 19h até quarta-feira (12). Na quinta (13), elas serão transportadas até Bom Retiro do Iguaçu por um caminhoneiro da cidade que se voluntariou para levar as doações até o Paraná.


A campanha ocorre em meio a uma iniciativa de decoração natalina na cidade, feita com a ajuda da população, que contribuiu doando enfeites e ajudando na instalação e cuidados.


“Depois que nós tivemos as duas maiores catástrofes aqui no município, a nossa cidade está voltando à normalidade”, disse Elian. “As pessoas estão acreditando nesse novo momento, a comunidade está participando, e isso nos deixa bem felizes.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado