SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O estado de atenção para alagamentos na cidade de São Paulo durou das 11h às 15h18 desta quarta-feira (29), após todos os bairros entrarem na classificação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura devido às fortes chuvas.
Por volta das 13h, foi a vez de os moradores da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, receberem um alerta severo de tempestade da Defesa Civil, devido ao grande volume de precipitação esperado. O órgão informa que em seis horas choveu 38 mm na cidade. O comunicado foi feito por meio do sistema Defesa Civil Alerta – Cell Broadcast, que envia mensagens para celulares, mesmo que estejam em modo silencioso ou sem sinal de internet, e sem a necessidade de cadastro prévio.
Ao longo desta tarde e início da noite, há previsão de mais chuva forte, vinda do interior. Radar meteorológico do CGE apontou que a zona norte é a parte da cidade mais afetada nesta quarta, principalmente nos distritos de Casa Verde, Freguesia do Ó e Santana. No centro, a chuva é moderada.
Durante alguns minutos, o CGE também emitiu alertas para transbordamentos do córrego Três Pontes, em Itaim Paulista, na zona leste; e do córrego Mandaqui, na zona norte. Cerca de 25 minutos depois, as águas voltaram a baixar nesses locais.
A semana começou com alerta de chuvas intensas em São Paulo, após três dias seguidos de precipitações acima do esperado.
Com essa previsão, a Defesa Civil prorrogou o funcionamento do gabinete de crise até domingo (2). O grupo de trabalho foi criado para atuar em emergências relacionadas às chuvas e, inicialmente, ficaria ativado na segunda (27) e nesta terça (28).
Com previsão de temporais para os próximos dias, o órgão também mantém alerta para alagamentos, enchentes e deslizamentos em diversas regiões de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, a aproximação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, nesta quarta-feira, eleva os riscos.
Na segunda-feira, a Defesa Civil estadual se reuniu com integrantes das defesas civis municipais de 200 cidades para alinhar ações de prevenção às chuvas previstas para os próximos dias.
O encontro contou com orientações sobre prevenção e esclarecimentos sobre a tecnologia Cell Broadcast, que envia alertas de emergência diretamente aos celulares de pessoas que estão em áreas de risco, como ocorreu pela primeira vez na capital na última sexta-feira (24).
SÃO SEBASTIÃO TAMBÉM RECEBE ALERTA SEVERO NESTA QUARTA
Depois de Guarulhos, a Defesa Civil estadual emitiu um outro alerta severo de tempestade para a região de São Sebastião, no litoral norte paulista, na tarde desta quarta.
Segundo boletim meteorológico, há previsão de tempestades e acumulados de chuva de até 210 mm até domingo (2), com potencial para temporais acompanhados de raios, ventos fortes e granizo em todo o litoral norte. Em São Sebastião, já foi registrado acumulado de chuva de 61 mm no pluviômetro do bairro Cambury, na Costa Sul, segundo nota da prefeitura.
A Defesa Civil alerta que, devido ao mau tempo, é importante manter distância de encostas, áreas de alagamento e locais próximos a rios e córregos. “Durante tempestades, busque abrigo em locais seguros e evite sair, especialmente quando houver raios e ventos fortes. Nunca se aproxime de fios caídos ou postes danificados, e esteja sempre atento a sinais de deslizamentos e alagamentos”, destaca o órgão estadual.
Quase dois anos atrás, em 19 de fevereiro de 2023, mais de 600 mm de chuva destruíram a cidade, matando dezenas de pessoas.