Menu
Brasil

Ciclone extratropical provoca alerta para tempestades em SP, PR e SC

Formado na sexta-feira, o fenômeno causou um tornado em São José dos Pinhais (PR) e danos em vários municípios do Sul e Sudeste.

Redação Jornal de Brasília

12/01/2026 13h31

Foto: Nasa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (12), um alerta laranja para tempestades na faixa litorânea de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O aviso deve-se à passagem de um ciclone extratropical que, embora se afaste para o oceano, ainda provoca chuvas intensas, com volumes de até 100 milímetros por dia, e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.

O ciclone formou-se na última sexta-feira (9) e causou estragos significativos no Sul e Sudeste do Brasil durante o final de semana. No Rio Grande do Sul, 18 municípios foram afetados por chuvas fortes, ventos intensos, quedas de árvores, enchentes e destelhamentos de residências. Em Santa Catarina, a Defesa Civil registrou danos em 15 cidades, impactando 91 casas e cinco estruturas públicas até esta segunda-feira.

No Paraná, o destaque foi a passagem de um tornado no sábado (10) em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Com ventos de até 180 km/h, classificado como F2 na escala Fujita, o fenômeno atingiu o bairro de Guatupê, danificando cerca de 350 residências, impactando 1.200 pessoas e deixando duas com ferimentos leves. Duas famílias ficaram desalojadas e foram acolhidas por parentes.

Em resposta, a prefeitura de São José dos Pinhais montou um ponto de apoio na subprefeitura de Guatupê, fornecendo lonas para proteção temporária. A Defesa Civil enviou 2.600 telhas para auxiliar na reconstrução. Além disso, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional coordenou uma reunião com agentes de defesa civil estaduais, municipais e federais para preparar ações de mitigação.

Autoridades recomendam precauções contra rajadas de vento, como evitar abrigar-se sob árvores, estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda e usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado