Menu
Brasil

Chuvas voltam a atingir o sul e o sudeste, mas sem novas vítimas

Arquivo Geral

09/09/2009 0h00

As regiões Sul e Sudeste voltaram a ser castigadas por fortes chuvas na madrugada desta quarta-feira, mas sem os estragos do dia anterior, quando um vendaval deixou quatro mortos e 138 feridos no estado de Santa Catarina e uma série de desabamentos causou três mortes em São Paulo.

As chuvas prosseguiram em várias regiões dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo sem o registro de novas vítimas ou incidentes de gravidade, segundo os boletins das divisões de Defesa Civil locais.

As autoridades de Santa Catarina, o estado mais afetado pelo mau tempo, permanecem em estado de alerta diante da previsão de que os temporais continuarão hoje, inclusive com chuvas de granizo, e da possibilidade de deslizamentos de terras em algumas cidades.

Segundo o último boletim da Defesa Civil catarinense, além das quatro mortes e dos 138 feridos, o vendaval que afetou 45 municípios de Santa Catarina fez com que sete mil pessoas fossem obrigadas a deixar suas casas e causou danos totais ou parciais em mais de dez mil residências.

A cidade de Guaraciaba, perto da fronteira com a Argentina, foi a mais castigada pelo vendaval. As quatro mortes em Santa Catarina ocorreram no município, que também registrou 89 feridos. Além disso, pelo menos 9.100 de seus dez mil habitantes ficaram desabrigados.

O prefeito de Guaraciaba, Ademir Zimmermann, disse que “não sobrou praticamente nada” na cidade, situada a 730 quilômetros de Florianópolis, razão pela qual decretou o estado de emergência.

Também se declararam em emergência as cidades de Santa Terezinha, São Domingos, Vargeão e Vargem Bonita, igualmente atingidas pelo vendaval que arrancou telhados inteiros e derrubou as redes de eletricidade.

As autoridades creem que o vendaval está relacionado com a tormenta que na terça-feira causou pelo menos nove mortos e 61 feridos na província argentina de Misiones, vizinha à região Sul.

Mas as fortes chuvas também deixaram estragos em outros estados do Brasil e praticamente paralisaram a cidade de São Paulo, onde as enchentes e os deslizamentos de terra provocaram três mortes.

Segundo a agência meteorológica Climatempo, terça-feira foi o dia com maior volume de chuvas para um dia de setembro em São Paulo nos últimos 25 anos.

A diminuição das chuvas permitiu a redução das inundações que ontem impediam o trânsito em algumas ruas. Entretanto, na manhã de hoje algumas importantes vias paulistanas ainda estavam cobertas pela água.

O Corpo de Bombeiros confirmou a localização dos cadáveres de três crianças que ficaram soterradas por um deslizamento de terra em Osasco, um dos municípios da região metropolitana de São Paulo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado