A terça-feira (6/1) será marcada por fortes contrastes climáticos entre as regiões do Brasil, com chuvas na maior parte do território nacional. A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, segundo a Climatempo.
De acordo com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem ser acompanhadas de ventos intensos, com rajadas que podem atingir até 100 km/h em algumas áreas. As temperaturas seguem mais amenas em parte do Sudeste, com máximas previstas de 28°C no Rio de Janeiro, 22°C em Belo Horizonte e 26°C em Vitória.
Além da chuva, o dia exige atenção para rajadas de vento em quase todo o país, com exceção da Região Sul. No interior do Nordeste, os baixos índices de umidade do ar também permanecem em destaque.
Sul tem tempo mais estável
Na Região Sul, o tempo permanece mais firme na maior parte dos estados. Há previsão de chuva fraca e isolada no leste e litoral do Paraná, litoral norte de Santa Catarina e em pontos do interior paranaense e do norte e nordeste do Rio Grande do Sul.
A atuação de um sistema de alta pressão garante elevação das temperaturas, enquanto áreas de serra e regiões litorâneas mantêm clima mais ameno. No sudoeste do Rio Grande do Sul, a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30%, e rajadas de vento variam entre 40 e 70 km/h, especialmente no Paraná e em Santa Catarina.
Sudeste sob influência da ZCAS
No Sudeste, a ZCAS mantém chuvas de moderada a forte intensidade desde a madrugada, especialmente em Minas Gerais, Espírito Santo e metade norte do Rio de Janeiro. Há risco de temporais no norte mineiro e em grande parte do Espírito Santo, com possibilidade de transtornos pontuais.
As temperaturas permanecem mais baixas em grande parte da região, enquanto o oeste paulista e o Triângulo Mineiro seguem com calor e sensação de abafamento. Em São Paulo, o sol aparece entre nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes no norte, nordeste e leste do estado.
Centro-Oeste com risco de temporais
No Centro-Oeste, a ZCAS favorece chuvas desde a madrugada em Goiás e Mato Grosso, com intensificação das instabilidades ao longo do dia. Há risco de temporais em grande parte de Goiás e no norte, leste e interior mato-grossense.
Em Mato Grosso do Sul, a chuva se concentra no norte e leste do estado, enquanto o restante tem tempo mais firme. No oeste sul-mato-grossense, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%, e as rajadas de vento chegam a 50 km/h.
Nordeste alterna chuva e tempo seco
No Nordeste, a influência da ZCAS provoca chuvas mais intensas no oeste e sul da Bahia, onde há risco de temporais. Também há previsão de chuva moderada no interior do Maranhão e do Piauí, com aumento das instabilidades à tarde.
Nas demais áreas, o tempo segue mais seco e quente. A umidade do ar permanece baixa no interior da região, podendo ficar abaixo dos 20% em áreas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, situação que exige cuidados com a saúde.
Norte segue com instabilidades
Na Região Norte, a ZCAS mantém chuvas moderadas a fortes no oeste e sul do Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Há risco de temporais em grande parte do Amazonas, sudoeste do Pará e extremo sul do Tocantins.
As rajadas de vento podem chegar a 50 km/h no nordeste do Pará, enquanto outras áreas da região permanecem sob instabilidade ao longo do dia.