Menu
Brasil

Chuvas fortes causam estragos no noroeste do Rio Grande do Sul

Cerca de duas mil pessoas foram afetadas no noroeste do Rio Grande do Sul.

Redação Jornal de Brasília

20/02/2026 11h40

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Fortes chuvas acompanhadas de vendaval atingiram o noroeste do Rio Grande do Sul entre a noite de quinta-feira (19) e a madrugada de sexta-feira (20), causando estragos significativos em Palmeira das Missões.

Na cidade, mais de 500 imóveis foram danificados, afetando aproximadamente duas mil pessoas. As rajadas de vento, que alcançaram até 65 quilômetros por hora, destelharam residências, prédios públicos e ginásios esportivos, além de provocarem a queda de árvores e galhos, o que obstruiu vias de acesso e dificultou o deslocamento da população.

Parte da noite, Palmeira das Missões ficou sem energia elétrica, o que levou à intensificação das rondas policiais. Até a manhã de sexta-feira, o fornecimento de energia e o serviço telefônico não haviam sido totalmente restabelecidos.

A prefeitura mobilizou equipes de diferentes órgãos para prestar apoio à população e mapear os danos à infraestrutura. O número exato de desalojados ainda está em levantamento, mas não há registro de desabrigados, com as famílias afetadas buscando abrigo em residências de parentes ou amigos.

A Defesa Civil estadual enviou servidores da 7ª Coordenadoria Regional para a cidade e mobilizou a CPFL RGE para restaurar os serviços essenciais. Brigadistas militares distribuíram lonas para as residências destelhadas.

Um gabinete de gestão de crise, formado pela prefeitura, Defesa Civil municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, foi instalado. A prefeitura avalia a decretação de situação de emergência para agilizar o auxílio aos afetados e a recuperação dos danos.

Chuvas intensas também foram registradas em outras cidades gaúchas nas últimas 24 horas. Em Uruguaiana, no sudoeste do estado, o acumulado foi de 76,4 milímetros em um dia. Em Herval, na mesma região, choveu 54,5 milímetros no período.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado