Menu
Brasil

CEOs se encontram no Rio para decidir futuro do setor elétrico

O evento, considerado o mais importante do setor, será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de abril, reunindo as principais autoridades e players do setor

Redação Jornal de Brasília

26/03/2024 9h11

Foto: Divulgação/Aneel

Nos dias 11 e 12 de abril, a Cidade Maravilhosa reunirá as principais autoridades, altos executivos e CEOs do setor elétrico no hotel Fairmont Copacabana (RJ) na segunda edição do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, que se consolidou como o evento mais importante do setor. Já estão confirmados grandes nomes de agentes públicos do setor elétrico, governadores de estados com forte potencial de empreendimentos na área de energia, além de parlamentares comprometidos com projetos da área.

Os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, já estão confirmados, e são esperados mais nomes de outros estados. Os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), Fernando Coelho Filho (União Brasil/PE), Danilo Forte (União Brasil/CE), João Carlos Bacelar (PL/BA) e Hugo Leal (PSD/RJ), além do senador Carlos Portinho (PL/RJ) estão entre os nomes que estarão presentes em um dos painéis mais esperados, o Brasília On Fire. Os parlamentares participantes são uma parcela importante de congressistas envolvidos em projetos aderentes ao setor elétrico, em andamento no Congresso Nacional.

Dentre as autoridades e players do setor, confirmaram presença o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Prado; o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi; o presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Alexandre Peixoto; Elbia Gannoum, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentáveis (CDESS); a CEO da Spic Brasil, Adriana Waltrick; a sócia do BTG Pactual Martha Leonardis. Outros agentes do mercado e do campo político, incluindo parlamentares atuantes no setor, estarão no Fórum.

Programação

No primeiro dia do evento, representantes do mercado participarão de um debate sobre as perspectivas para os investimentos no setor nos próximos anos. Temas como a transição energética, diversificação da matriz e renovação de concessões também serão amplamente discutidos, com atenção à análise das principais consultorias. A discussão será de um painel sobre o planejamento, a gestão e a operação do sistema. Este será composto pelos agentes públicos responsáveis pelo setor elétrico

A política é o tema central no segundo dia do evento. O debate será aberto por um painel sobre o cenário político e macroeconômico, em que serão dadas as perspectivas de especialistas sobre a atual conjuntura do setor e o que se espera para o futuro. Encerrando o evento, o painel Brasília On Fire desdobra os principais projetos em pauta no Congresso.

“Mais uma vez, vamos juntar os principais especialistas e tomadores de decisão do setor elétrico aos representantes da sociedade que elaboram as leis e políticas públicas que são seguidas por todo esse sistema. Estamos vivendo a década de ouro do setor elétrico. Se somarmos todos os investimentos previstos até 2035, teremos mais de R$ 1 trilhão em eólicas offshore, expansão da fotovoltaica, desenvolvimento do hidrogênio, combustível do futuro, além do mercado de carbono”, diz o CEO do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, Marcelo Moraes. “A primeira edição foi um sucesso e agora estamos de volta para um evento ainda melhor, com mais parceiros e altas expectativas. Quem quiser encontrar com os principais tomadores de decisões e os responsáveis por investimentos bilionários no setor elétrico brasileiro, precisa estar no evento”, finaliza Moraes.

Apoio Institucional

A ANEEL anunciou o apoio institucional ao evento, o que marca o posicionamento do Fórum de unir mercado, agentes setoriais e autoridades públicas para debater e buscar soluções e avanços para o setor elétrico. Outros parceiros estratégicos que firmaram apoio institucional são o Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Realizado pela Dominium Produções, o Fórum Brasileiro de Líderes em Energia é apresentado pelo BTG Pactual. A Spic Brasil é patrocinadora Plantinum; Tradener, Delta, Scatec, ISA CTEEP, Raizen, Stima Energia e Senai-RJ são patrocinadoras Bronze.

Na área de mídia, o evento conta com a parceria da Forbes, da MegaWhat e do Estadão Broadcast.

O evento possui curadoria da DGBB Comunicação & Estratégia e Dominium Consultoria, com correalização do Centro de Treinamento e Estudos em Políticas Públicas (CPOP).

Confira a programação completa do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia:

11 de abril – 1º dia

Às 9h – Abertura

Às 10h20 – Homenagem aos 50 anos de Itaipu Binacional

Às 10h50 – Quais serão os grandes investimentos do setor elétrico brasileiro nos próximos dez anos na visão dos agentes de mercado

Às 12h30 – Almoço

Às 14h – Transição energética e COP30 – O que os estados podem oferecer?

Às 15h15 – Duelo de gigantes: Qual a matriz elétrica ideal e viável e os caminhos do setor elétrico na visão das consultorias

Às 16h15 – Coffee Break

Às 16h45 – Planejamento, gestão e operação do novo setor elétrico na visão dos agentes públicos

Às 18h – Happy Hour Som e Energia

12 de abril – 2º dia

Às 9h – Cenários político e macroeconômico

Às 11h – Brasília ON FIRE: Os principais projetos do Setor Elétrico Brasileiro em discussão no Congresso Nacional

Às 12h30 – Almoço

Às 14h30 – Encerramento

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado