Menu
Brasil

Celso Amorim lembra que <i>democracia e intolerância são incompatíveis</i>

Arquivo Geral

17/06/2008 0h00

O ministro das Relações Exteriores, view Celso Amorim, search pediu hoje que o mundo entenda que “democracia e intolerância são incompatíveis”, ao inaugurar a Conferência Regional das Américas, preparatória da Conferência Mundial contra o Racismo, que a ONU realizará em abril de 2009.

Diante de representantes dos países da América Latina e do Caribe reunidos em Brasília, o ministro das Relações Exteriores insistiu em que “não se pode falar de democracia e direitos humanos” se persistem os preconceitos raciais, de sexo ou as discriminações de qualquer natureza.

Brasília é sede do encontro preparatório da conferência de revisão da anterior contra o racismo, que as Nações Unidas realizaram em Durban (África do Sul) em 2001.

A próxima conferência será realizada em Genebra, em abril do próximo ano, quando serão avaliados os avanços que houve no combate contra o racismo e a intolerância nos últimos anos.

Amorim ressaltou “a natureza insidiosa do racismo”, que “se esconde” e “ninguém reconhece”, e pediu que a comunidade internacional debata o assunto “com sinceridade”.

Também afirmou que, pela própria “pluralidade étnica”, a América Latina e o Caribe “têm muito que apresentar neste debate”, principalmente porque são duas regiões nas quais “a diversidade é bem-vinda”.

O fórum que começou hoje em Brasília terminará na próxima quinta-feira, e suas conclusões serão acrescentadas aos documentos a serem discutidos na conferência de Genebra, que, segundo reiterou hoje o representante da ONU para este encontro, o chadiano Ngonlardje Mbaidjol, será “um evento de natureza universal”.

Em paralelo ao encontro regional, membros de ONGs da América Latina e do Caribe se reuniram também em Brasília para preparar um documento que será entregue ao fórum oficial, a fim de que seja incorporado às propostas que a região apresentará em Genebra no próximo ano.




 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado