Menu
Brasil

Carlos Arthur Nuzman entra para o Hall da Fama do vôlei

Arquivo Geral

12/10/2007 0h00

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e ex-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Carlos Arthur Nuzman, foi incluído oficialmente no Hall da Fama da modalidade na noite de quinta-feira. A cerimônia foi realizada em Holyoke, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. O vôlei foi criado nesta cidade em 1895.


 


Nuzman é o terceiro brasileiro a ter o nome inscrito no Hall. Antes dele já haviam sido homenageados os ex-jogadores Bernard Rajzman, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-84, e Jackie Silva, campeã olímpica no vôlei de praia em Atlanta-96.



“Estou muito emocionado, pois é um reconhecimento a uma vida inteira minha dedicada ao voleibol”, disse ao fim da cerimônia. “Sinto-me profundamente orgulhoso de estar ao lado de atletas e técnicos que fizeram a história do voleibol. Porém, minha maior satisfação é ver o estágio que voleibol brasileiro atingiu, a quantidade de títulos que vem conquistando ao longo da história e o exemplo que se tornou para o Brasil e o mundo”.


 


A indicação do dirigente brasileiro foi feita pelo trabalho desenvolvido entre os anos de 1975 e 96, e pela transformação do vôlei de praia em modalidade olímpica, a partir de Atlanta. Como presidente da CBV, Carlos Arthur Nuzman fez do vôlei o segundo esporte mais popular do país, atrás apenas do futebol.


 


Sob sua gestão, a seleção masculina foi campeã olímpica em Barcelona (1992), vice-campeã olímpica em Los Angeles (84), campeã da Liga Mundial (93), campeã mundial juvenil (89) e tricampeã mundial infanto-juvenil (89/91/93). Já a Seleção Feminina foi vice-campeã mundial (94), medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (96), campeã do Grand Prix (95) e bicampeã mundial juvenil (87/89).


 


Nuzman também trouxe para o Brasil importantes eventos internacionais, como os Campeonatos Mundiais de 1990 (masculino) e 1994 (feminino), a fase final da Liga Mundial em 1993 e o Campeonato Mundial de vôlei de praia, entre 1987 e 1995, e criou a Liga Nacional em 1988. Ainda como presidente da CBV, Nuzman foi o principal responsável pela aprovação do uso da propaganda nos uniformes de competição das equipes, em uma sessão história do Conselho nacional de Desportos, em 1981.


 


Como membro da Federação Internacional de Volley-Ball, Nuzman criou o Circuito Mundial de vôlei de praia e conseguiu, em 1993, que a modalidade passasse a integrar o Programa dos Jogos Olímpicos. Além do dirigente brasileiro, outras cinco pessoas foram incluídas no Hall da Fama: os jogadores Bob Ctvrtlik (EUA), Andrea Gardini (Itália), Dimitar Zlatanov (Bulgária) e Kerri Pottharst (Austrália), a última na categoria vôlei de praia, e o técnico chinês Yuan Weimin.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado