Antes de embarcar para a China, neste domingo (21/5), para disputar a etapa de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, a dupla brasileira Juliana e Larissa, atual campeã da competição, decidiu fazer mudanças na estratégia utilizada na temporada passada. A primeira alteração será levar o técnico Francisco Reis e o preparador físico Francisco Oliveira em todas as viagens, o que não acontecia em 2005.
Apesar de estarem invictas há 31 partidas este ano, terem conquistado cinco das seis etapas do Circuito Brasileiro e a primeira do Mundial, o objetivo é não dar chance às adversárias. “Na etapa da Itália, na semana passada, conseguimos relaxar e ao mesmo tempo manter a concentração. Viajar com nossa comissão técnica fez a diferença. Tivemos o apoio do nosso patrocinador, a Supergasbras, para isso. Estudamos os jogos das adversárias com o Reis e o Oliveira, treinamos forte e jogamos mais concentradas do que de costume”, disse Juliana.
Outra alteração que surtiu efeito na primeira etapa do Circuito e será mantida é a mudança na programação durante as viagens. Para diminuir a ansiedade, elas chegarão à cidade do evento com antecedência e farão passeios por pontos turísticos, substituindo a rotina de se revezar entre o hotel e a arena onde são realizados os jogos. A experiência feita em Modena deu tão certo que elas venceram as americanas Walsh e May, atuais campeãs olímpicas e bi-mundiais numa final emocionante.
“O fato de termos nos distraído um pouco antes dos jogos nos deixou mais soltas na quadra Acredito que, hoje em dia, Walsh e May nos respeitam mais e sabem que um confronto entre nós será sempre difícil. Estamos muito felizes com o primeiro título da temporada”, ressalta Larissa. “Só que agora temos que pensar na etapa da China. Não enfrentaremos as americanas mais uma vez, pois elas não participarão. Mesmo assim, a disputa pelo título será acirrada”.