Menu
Brasil

Calendário é enviado à CBB, mas torneio segue indefinido

Arquivo Geral

14/11/2006 0h00

O Estatuto do Torcedor determina no art. 9º do capítulo III que é direito do torcedor saber o regulamento e as tabelas de jogos até 60 dias antes do início da competição. Dois dias depois do começo do Campeonato Nacional masculino, o calendário ainda não está disponível no site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Uma reunião com representantes dos clubes segunda-feira, no Rio de Janeiro, praticamente definiu a situação, não fosse por um detalhe. Serão 13 ou 14 times competindo? A dúvida é o Bandeirantes/Rio Claro, que promete anunciar sua decisão nesta quarta.

Apostando na presença do clube paulista uma pré-tabela foi encaminhada à CBB. "Previamente, está tudo acertado", diz o presidente do Unimed/Franca, Paulo Silas, cuja equipe, assim como Rio Claro, havia ficado insatisfeita com a primeira versão do calendário.

"Conseguimos fazer uma tabela adequada aos números de jogo e à condição financeira", explica. Para diminuir os gastos, os clubes setorizaram os confrontos. Ou seja, quando alguém vai a Minas Gerais, aproveita para enfrentar todos os adversários da região. "O Brasileiro é muito extenso e estamos aproveitando o trajeto para viabilizar os gastos".

Uma flexibilidade maior para os participantes também foi encontrada. Segundo Silas, se a pré-tabela for confirmada, sua equipe faz os primeiros jogos em casa para não complicar a situação no Paulista.

O gerente de esportes do Paulistano/Dix Amico, Charles Eide Jr., está otimista com o resultado do encontro. "O Campeonato vai ser bom se tudo ocorrer da forma que planejamos. Vai ser o primeiro para reerguer a modalidade", aposta.

E como fica o direito do torcedor nesta história? "Teria de ter os 60 dias, mas (o calendário) vai ser divulgado esta semana e os jogos do segundo turno sairão com antecedência", reconhece Eide Jr. A Confederação, que promete para quinta-feira a divulgação das datas, simplifica a questão. Para o departamento jurídico da entidade, o Estatuto se aplica apenas ao futebol e não a esportes amadores.

Futuro
Além de discutirem o cronograma de jogos, os representantes dos times também se reuniram com a Globosat para tratar da transmissão. Escaldada com as idas e vindas do torneio, a operadora incluiu no contrato o compromisso de qualquer equipe que não pretenda disputar a próxima edição do Nacional avisá-la com 30 dias de antecedência. As equipes, por sua vez, alteraram a cláusula que responsabilizava todos os participantes em caso de problema com uma agremiação. "Agora, cada um é responsável por si", completa Silas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado