As buscas pelos passageiros desaparecidos após o naufrágio da embarcação Lima de Abreu XV, ocorrido na região do Encontro das Águas, em Manaus, entraram nesta quinta-feira (19/2) no sexto dia de operação. Até o momento, o balanço oficial aponta três mortes confirmadas, cinco pessoas ainda desaparecidas e 71 sobreviventes resgatados sem ferimentos graves.
O acidente aconteceu na última sexta-feira (13/2), no ponto de encontro dos rios Rio Negro e Rio Solimões. A embarcação deixou a capital amazonense por volta das 12h30, com destino ao município de Nova Olinda do Norte. O proprietário do barco segue foragido após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça do Amazonas.
Na terça-feira (17/2), as equipes de busca percorreram cerca de 212 quilômetros, dentro de uma área estimada em 320 quilômetros quadrados. Os trabalhos foram interrompidos no início da noite por motivos técnicos e de segurança, sendo retomados na manhã de quarta-feira (18/2).
A operação envolve 69 militares, incluindo 20 mergulhadores, com apoio de 15 embarcações, um helicóptero, detector de metais e três sonares subaquáticos. O reforço inclui ainda uma equipe especializada do Grupamento de Bombeiros Marítimo, que enviou mergulhadores e equipamentos para auxiliar na localização das vítimas.
As autoridades seguem apurando as circunstâncias do naufrágio, enquanto as buscas continuam concentradas na tentativa de localizar os desaparecidos.