Menu
Brasil

Brasília tem abril mais seco desde 2016

Balanço parcial das chuvas revela que além da capital federal, Goiânia também enfrentará últimos dias de abril com ar seco

Redação Jornal de Brasília

27/04/2022 9h07

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O volume de chuvas em Brasília (DF) está abaixo da média para o mês de abril. Dados divulgados pelo Climatempo mostram que a capital federal tem o abril mais seco desde 2016. A cidade acumulou 20,9 mm em 26 dias, sendo que a média histórica de precipitação para abril é de 145 mm.

Não há expectativa de chuvas até o final do mês na região. Goiânia também vai passar os últimos dias de abril com ar seco.

As alterações climáticas são alarmantes quando se observa o volume de chuvas em Brasília nos anos anteriores. Em 2019, 2018, 2015 e 2014 a capital federal recebeu mais de 200 mm em abril. Esses volumes estão acima da média histórica.

Chuvas nas capitais brasileiras

As únicas capitais brasileiras que encerram o mês de abril com o volume de chuva acumulado dentro ou acima da média climatológica são Macapá, Manaus, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Campo Grande e Curitiba. Neste grupo, Manaus tem abril mais chuvoso em 9 anos.

Na lista das capitais mais chuvosas do período estão incluídas Belém e Aracaju.

Por outro lado, o volume de chuva deve permanecer abaixo da média em Cuiabá, São Paulo, Vitória e Belo Horizonte.

A passagem de uma frente fria na região Sul, durante a última semana de abril de 2022, não muda a previsão para Florianópolis de volume abaixo da média.

Os dados de todas as capitais brasileiras estão apresentados na tabela abaixo. Confira:

Foto: Divulgação / Climatempo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado