Os 19 pilotos da IndyCar (IRL) terão uma tarde movimentada amanhã, com a abertura da sessão de treinos extra-oficiais. O palco é o circuito de Richmond, oval com extensão de 1,2 km, onde a temporada 2006 chega à metade. Apesar de não fazer parte da programação oficial do evento, o teste é considerado importante pelos pilotos tamanha a dificuldade da pista.
Quem atesta isso é Vitor Meira, sexto colocado na classificação geral do campeonato. “É uma pista muito curta e é fundamental você focar o trabalho na busca por um bom acerto do carro pensando na corrida”, afirmou ele, que divide a opinião com outro piloto do país, Tony Kanaan. De acordo com o quinto colocado na classificação geral, a pista tem as mesmas características de um circuito misto.
Também como Kanaan, que declarou ter Richmond como um de seus circuitos favoritos, Meira tem por tradição conseguir bons resultados na pista. Em 2004, foi segundo colocado e, no ano passado, liderou 42 voltas antes de abandonar na 145ª volta. “É uma pista onde tenho feito boas corridas. Se fizermos um bom trabalho nesse treino de amanhã (quinta) a chance de aparecer nas primeiras posições no sábado vai ser interessante”, aponta.
A programação de treinos oficiais do GP de Richmond prevê duas sessões livres para esta sexta-feira, às 13h15 e às 16h, e o treino classificatório definindo o grid de largada, a partir das 17h45. À noite, haverá o último treino livre, a partir das 21h. A largada para as 250 voltas da corrida, no sábado, será dada às 21h.