Menu
Brasil

Brasileiro é anunciado novo integrante da comissão global pela qualidade do ar interno

Engenheiro Leonardo Cozac assumiu hoje, durante evento da ONU, em Nova York. Grupo reúne representantes de 30 países

Redação Jornal de Brasília

23/09/2025 10h50

b1f3bd2a c70f 4e06 85a4 92e860414b26

Foto: Divulgação

O engenheiro Leonardo Cozac, foi nomeado nesta terça-feira (23/09) comissário da recém-lançada Global Commission on Healthy Indoor Air, iniciativa liderada pelo International WELL Building Institute (IWBI). A Comissão busca elevar a qualidade do ar interno como prioridade crítica de saúde pública e promover ações e soluções coordenadas em nível global.

Anunciada na Organização das Nações Unidas durante a Climate Week, a Comissão reúne mais de 100 líderes globais de 30 países, incluindo autoridades de saúde, cientistas de universidades de ponta, além de executivos e líderes de sustentabilidade dos setores de design, construção, tecnologia e indústria.

Marco global de ação

Nessa função, Cozac se unirá a colegas de todo o mundo no desenvolvimento de um Marco Global de Ação e na criação de Planos Nacionais para fortalecer os esforços de qualidade do ar interno em diferentes regiões.

“Assim como aprendemos a cuidar da água que bebemos e dos alimentos que consumimos, chegou o momento de cuidar também do ar que respiramos em ambientes internos. Esse tema é urgente para a saúde pública e para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Cozac é CEO da empresa Conforlab e presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

“Estamos entusiasmados em contar com a expertise de Leonardo na Comissão Global de Qualidade do Ar Interno”, disse Rachel Hodgdon, presidente e CEO do IWBI. “Leonardo se junta a um grupo de destaque que, nos próximos meses e anos, vai traçar um marco global e co-desenvolver planos nacionais que oferecerão estratégias práticas para transformar esse tema em prioridade mundial, acrescentou ela.”

Riscos mortais

A poluição do ar interno está associada a quase 3,2 milhões de mortes prematuras anuais e contribui para doenças respiratórias, cardiovasculares e cognitivas. Apesar dos riscos e do fato de as pessoas passarem cerca de 90% de suas vidas em ambientes internos, a qualidade do ar raramente recebeu a mesma atenção que outras prioridades ambientais e de saúde pública.

A Comissão terá como objetivos elevar a qualidade do ar interno como prioridade global de saúde pública e política; construir conscientização sobre os custos humanos e econômicos da má qualidade do ar; estabelecer um Marco Global de Ação com diretrizes para a transformação de mercado; catalisar Planos Nacionais específicos em colaboração com stakeholders locais e mobilizar investimentos multissetoriais para soluções acessíveis, eficazes e equitativas.

Contribuições da Abrava

“É uma oportunidade incrível reunir profissionais tão renomados em uma causa urgente”, enfatizou Richard Carmona, dos EUA, co-presidente da comissão. “Definimos uma agenda importante e aguardo com expectativa as contribuições da Abrava.” O Marco Global de Ação será lançado até o fim de 2026, junto com Planos Nacionais publicados de forma contínua.

Fundada em 1962, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento reúne empresas, profissionais e especialistas do setor, promovendo inovação, capacitação técnica e políticas públicas em prol da eficiência energética, da saúde e da sustentabilidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado