O ministro da Saúde, approved José Gomes Temporão, afirmou hoje (16) que o Brasil vive uma epidemia de dengue. A declaração foi feita durante a inauguração da campanha nacional de combate à dengue, em Belo Horizonte (MG).
Temporão destacou a importância de uma mobilização da sociedade para o combate à doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegipty, que deposita seus ovos em locais onde existe acumulo de água parada.
De acordo com o ministro da Saúde, existem quatro sorotipos da doença e três já circulam pelo Brasil.
Desde janeiro, 39 mil casos de dengue foram registrados no estado de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, foram registrados mais de 51 mil casos da doença, em São Paulo mais de 64 mil e no Paraná quase 45 mil casos de infecção. A situação mais crítica é a do estado do Mato Grosso do Sul, que registrou este ano mais de 72 mil casos da doença.
Agentes da vigilância sanitária percorreram hoje casas e lotes em Nova Lima, região Metropolitana de Belo Horizonte, vistoriando caixas d´água, recolhendo garrafas, pneus e outros objetos que acumulam água, informando e ensinando a população como combater o mosquito transmissor da dengue.
Temporão lembrou que a doença pode matar e será combatida corretamente, com a ajuda da população.