Se já não bastasse ter levado um time totalmente renovado para a série, Bernardinho ainda alterou metade da equipe, que havia iniciado na vitória da estréia por 3 sets a 0, na madrugada de sábado. O técnico sacou o ponteiro Nalbert, o oposto Samuel e o levantador Bruninho, colocando Roberto Minuzzi, Anderson e Marcelo Elgarten, respectivamente. Ficaram os meios-de-rede Rodrigão e Eder, e o ponteiro Murilo.
Com a equipe reformulada, o Brasil oscilou muito durante o confronto. Bernardinho, porém, só mudou a formação no último set. Com Nalbert na vaga de Minuzzi, o time chegou a ter 14 a 12 no tie-break, permitiu a virada com três pontos seguidos dos asiáticos, mas reverteram e ganharam por 17 a 15.
Assim, o Brasil obteve o segundo triunfo e lidera o grupo A de forma isolada, já que Canadá e Finlândia venceram um jogo cada da outra série. Agora, a equipe verde-amarela volta a jogar nesta sexta-feira contra a Finlândia, em Cuiabá. Já a Coréia do Sul terá pela frente o Canadá, novamente em casa.
Na nova formação, o destaque foi um dos remanescentes da equipe de estréia: Murilo, responsável por 21 pontos, sendo quatro deles em aces, e Nalbert, com dez pontos, mas sete deles no tie-break. No lado sul-coreano, Kyung-Soo Lee foi o principal jogador, com 21 pontos.
No primeiro set, o Brasil sentiu as mudanças feitas em metade da equipe. Com pouco entrosamento, o time foi bem marcado pelo rival, cometeu erros e foi superado por 25 a 23. A reação, porém, foi imediata. Depois de um início equilibrado, a seleção dominou após o segundo tempo técnico e venceu a parcial seguinte por 25 a 19.
O terceiro set iniciou bastante parelho com as duas equipes trocando pontos. Porém, após o primeiro tempo técnico, os sul-coreanos abriram uma diferença de quatro pontos (14 a 10). O Brasil reagiu no final, empatou por 24 pontos, mas não conseguiu virar e acabou superado por 29 a 27.
Após uma conversa com o técnico Bernardinho, a seleção brasileira retornou melhor, abrindo rapidamente 6 a 2 na parcial. A partir daí, o time apenas administrou a vantagem para forçar a disputa do tie-break. O treinador brasileiro apostou na experiência de Nalbert no lugar de Minuzzi e a alteração obteve sucesso.
Logo no início, o Brasil abriu 2 a 0 e teve calma para controlar a vantagem. Mas, após a mudança de quadra no oitavo ponto, a Coréia do Sul reagiu, conseguindo a igualdade em dez pontos. Mas, pelas mãos de Nalbert, o atual tetracampeão abriu 14 a 12, antes de ter uma nova oscilação, permitindo três pontos seguidos aos adversários e a virada. Mas o time mostrou personalidade, revertou a situação e fechou a partida com um ponto de Rodrigão.
Outro sufoco
Atual vice-campeã, a França também atuou nesta madrugada e estreou bem na Liga Mundial. Mesmo atuando em Portland, a equipe derrotou os EUA por 3 sets a 2, parciais de 13/25, 25/19, 25/17, 24/26 e 15/13, em jogo válido pelo grupo B.
O destaque da partida foi Slavev, que marcou 18 pontos para o triunfo dos franceses em duas horas de jogo. Neste domingo, as duas equipes voltam a se enfrentar em Portland. Já pelo grupo C, Cuba não encontrou dificuldades para passar pelo Egito por 3 sets a 0 (25/18, 25/22 e 25/19), obtendo assim o segundo triunfo na série e mantendo a liderança da chave.