O Brasil venceu a seleção da Bulgária por 3 sets a 0 (25-14, 25-21, 25-19), pela quinta rodada da Copa do Mundo masculina de vôlei, em Toyama, no Japão, e assumiu provosoriamente a liderança da competição.
Com a vitória, o Brasil chegou a nove pontos em cinco jogos. Porém, a seleção russa venceu o Japão por 3 sets a 0 e se manteve na ponta da competição. O próximo jogo da equipe do técnico Bernardinho será neste domingo, às 7h35 (de Brasília), contra a Austrália.
O resultado foi importante para o Brasil, que quando entrou em quadra estava atrás da Bulgária na classificação. A Copa do Mundo classifica três seleções para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Desta vez, o meio-de-rede Gustavo foi o melhor jogador do Brasil. O atacante marcou 14 pontos (11 de ataque e três de bloqueio), dividindo o posto de melhor pontuador com Giba (12 de ataque, um de bloqueio e um de saque).
O esperado duelo entre o segundo e o terceiro colocados da Copa do Mundo foi bem menos equilibrado do que se esperava. Giba foi uma máquina de marcar pontos no primeiro set, levando o Brasil rapidamente a uma confortável vantagem de 16-11.
O técnico búlgaro, Martin Stoev, tentava encontrar uma forma de conter o ataque brasileiro. Mas não teve sucesso. Ivanov foi incapaz de defender uma cortada de André Nadcimento e o Brasil fechou em 25-14, com 21 minutos de jogo.
O Brasil voltou para o segundo set com a mesma disposição de arrasar o adversário. Giba acertou uma medalha em Zhekov, quase nocauteando o búlgaro. Os ataques da Bulgária, enquanto isso, paravam no bloqueio de Dante.
A vantagem subiu rapidamente para seis pontos (16-10). Kaziyski, astro da Bulgária na competição, era anulado pela marcação brasileira. E Gustavo cravou o 25º ponto em 25 minutos de set.
No terceiro, a Bulgária até esboçou uma reação, fazendo 3-2 logo no início, e mantendo o placar equilibrado até 13-13. Mas então o Brasil voltou a tomar o controle, liderando o marcador. Com uma desvantagem de 23-18, o adversário viu que era inútil resistir à seleção brasileira. Um toque sutil de Anderson confirmou a vitória.