Menu
Brasil

Brasil recebe vacinas do consórcio Covax Facility

Vale lembrar que o contrato do Brasil com a Covax prevê 42,5 milhões de doses de vacinas Covid-19 de diferentes laboratórios até o fim de deste ano

Guilherme Gomes

20/06/2021 17h31

Foto: Joel Saget/AFP

No final da tarde deste domingo (20), o avião trazendo 842,4 mil doses da Pfizer/BioNTech, pousou no Aeroporto de Viracopos (SP). Esse é o primeiro lote da farmacêutica que desembarca no País oriundo da aliança liderada pela OMS e outros parceiros. Os imunizantes foram adquiridos por meio do Covax Facility.

Vale lembrar que o contrato do Brasil com a Covax prevê 42,5 milhões de doses de vacinas Covid-19 de diferentes laboratórios até o fim de deste ano.

Até o momento, o Ministério da Saúde já recebeu e distribuiu mais de 5 milhões de doses adquiridas via consórcio global.

Saúde distribui mais 7,6 milhões de doses

Neste domingo (20), o Ministério da Saúde começa a distribuir mais um lote de 7,6 milhões de doses de vacinas Covid-19 para os Estados e Distrito Federal. O objetivo é completar os esquemas vacinais de grupos prioritários que precisam da segunda dose. A distribuição começa hoje e está prevista para ser concluída na segunda-feira (21).

A pasta informou que as doses são da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com matéria-prima importada. O imunizante é destinado para a segunda dose de idosos entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde, e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia

A estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.

Desde janeiro, o Ministério da Saúde já destinou a todas as Unidades Federativas mais de 115 milhões de doses de imunizantes contratados, contando com essa nova pauta de distribuição, serão mais de 120 milhões de doses entregues pela pasta. Até o momento, mais de 85 milhões foram aplicadas. Na plataforma LocalizaSUS, você confere todo o andamento da campanha no Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado