Menu
Brasil

Brasil publica relatório bienal sobre violência contra mulheres

Lei sancionada por Lula determina divulgação de dados oficiais para subsidiar políticas de proteção às vítimas.

Redação Jornal de Brasília

09/01/2026 14h28

Foto: Alexandre Carvalho/Governo de São Paulo

Foto: Alexandre Carvalho/Governo de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.336, de 2026, que obriga a divulgação bienal de dados oficiais sobre violência contra as mulheres no Brasil. A norma foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (9) e já está em vigor.

O relatório utilizará informações do Registro Unificado de Violência contra as Mulheres, um sistema alimentado por órgãos estaduais e municipais, como polícias e o sistema de Justiça. O objetivo é qualificar a produção de dados e subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

A lei tem origem no Projeto de Lei 5.881/2023, de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). No Senado, o texto foi analisado pela Comissão de Segurança Pública, com relatoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, com parecer favorável da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Durante a votação na Comissão de Direitos Humanos, Damares Alves defendeu a importância da divulgação sistemática dos dados. “Não tem política pública sem números, não tem política pública sem indicadores. Como vamos proteger mulheres se não sabemos onde estão, o que está acontecendo e a motivação da violência contra a mulher?”, questionou a senadora.

Após aprovação no Senado, o projeto seguiu para a Câmara dos Deputados, onde foi aprovado sem alterações, e encaminhado para sanção presidencial.

Com informações da Agência Senado

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado